Funcional= Mobilidade
Estrutural= Tipos de sustentação
Funcional
Articulações são classificadas de acordo com sua função em relação a sua mobilidade ou falta dela, como a seguir:
• Sinartrose – articulação imóvel
• Anfiartrose – articulação com movimento limitado
• Diartrose – articulação com movimento livre
SEM MOVIMENTO= SINARTROSE
Estrutural
Classificação estrutural baseada nos três tipos de tecido que separam as extremidades dos ossos em diferentes articulações. Essas três classificações pelo tipo de tecido, com suas subclasses, são as seguintes:
1. Articulações fibrosas
• Sindesmose- Sindesmoses são tipos de articulações fibrosas que se mantêm unidas por ligamentos interósseos e finas cordas fibrosas, que permitem leve movimento nessas articulações. As articulações carpal e tarsal do pulso e do pé também apresentam membranas interósseas, que podem ser classificadas como sindesmoses que se movem apenas levemente, ou anfiartrodiais.
• Sutura- Suturas são encontradas apenas entre os ossos do crânio. O movimento é muito limitado nessas articulações; nos adultos, elas são tidas como articulações imóveis ou sinartrodiais.
• Gonfose- Uma articulação gonfose é o terceiro tipo de articulação fibrosa, no qual uma protuberância cônica é inserida dentro de uma porção do osso semelhante a um encaixe.
2. Articulações cartilaginosa
• Sínfise- O aspecto essencial de uma sínfise é a presença de um disco achatado de fibrocartilagem entre duas superfícies ósseas contíguas. Exemplos de tais sínfises são os discos intervertebrais (entre os corpos das vértebras), encontrados entre o manúbrio (porção superior) e o corpo do esterno, e a sínfise púbica (entre os dois ossos púbicos da pelve).
• Sincondrose- Uma sincondrose típica é uma forma temporária de articulação, em que a cartilagem hialina conectiva (na qual os ossos longos são chamados de placa epifisária) é convertida em osso na idade adulta. Esses tipos temporários de articulações de crescimento são considerados sinartrodiais ou imóveis.
3. Articulações sinoviais
Articulações
sinoviais são articulações com movimentos livres, mais frequentemente
encontradas nos membros superiores e inferiores, caracterizada por uma cápsula fibrosa que contém líquido sinovial.
TIPOS
3.1 Articulações planas (de deslizamento)- Articulações planas são as intermetacarpais, carpometacarpais e intercarpais da mão e do pulso. As articulações atlantoaxiais direita e esquerda entre as vértebras C1 e C2 também se classificam como articulações planas ou de deslizamento; elas permitem alguns movimentos rotacionais entre essas vértebras.
3.2 -Gínglimo ou articulação em dobradiça-As superfícies articulares dos gínglimos são moldadas para si mesmas, de modo a permitir movimentos de flexão e extensão apenas. Exemplos de gínglimo incluem as articulações interfalangianas dos dedos das mãos e dos pés e a articulação do cotovelo.
3.3- Articulação trocoide (pivô)- Articulação trocoide é formada por uma protuberância óssea, como um pivô, cercada por um anel de ligamentos, uma estrutura óssea ou ambos. Esse tipo de articulação permite movimentos rotacionais em volta de um eixo isolado.
3.4- Articulação elipsoide (condilar)- Na articulação elipsoide, o movimento ocorre primeiramente num plano, combinado com um leve grau de rotação num eixo em ângulo reto ao primeiro plano de movimento. O movimento rotacional é limitadopor ligamentos e tendões associados. Exemplos de articulações elipsóideas são as metacarpofalângicas (da segunda à quinta) dos dedos, a articulação do pulso e as articulações metatarsofalângicas dos pés.
3.5- Articulação selar (sela)- O termo selar, ou sela, descreve essa estrutura articular como uma articulação em que as extremidades dos ossos têm formato côncavo-convexo e estão posicionadas em oposição uma à outra. Os movimentos nesse tipo de articulação biaxial são os mesmos das articulações elipsoidais- flexão, abdução, adução e circundução.
3.6- Articulação esferoidal (bola e soquete)- A articulação esferoidal, ou bola e soquete, permite uma grande mobilidade. O osso distal que constitui a articulação é capaz de se mover ao redor de um número indefinido de eixos, com um centro comum. Entre os movimentos das articulações esferoidais, estão os de flexão, extensão, abdução, adução, circundução e rotação medial e lateral.
3.7 Articulação bicondilar* As articulações bicondilares geralmente garantem movimento numa única direção, e permitem uma rotação limitada. São formadas por dois côndilos convexos, que podem ser recobertos por uma cápsula fibrosa.
QUESTÕES DE CONCURSO
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Porto Alegre - RS Prova: FUNDATEC - 2023 - Prefeitura de Porto Alegre - RS - Técnico em Radiologia. Qual exame possibilita a visualização das articulações sinoviais e das estruturas de tecidos moles relacionados?
A) Arteriografia.
B) Flebografia.
C) Artrografia.
D) Angiografia.
E) Mielografia.
SINARTROSE: são as articulações fibrosas, localizadas entre um osso e outro, são conhecidas por serem inflexíveis
ANFIARTROSE: são articulações semimóveis, cartilaginosas e flexíveis. Ex: ossos do quadril e vertebras
DIARTROSE: são articulações flexíveis, caracterizadas por terem bolsas sinoviais. Ex: articulações do joelho, ombro e cotovelos.
.png)





Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM VINDO(A)