PROTEÇÃO RADIOLÓGICA


PROTEÇÃO RADIOLOGICA BONTRAGER / BIASOLI

UNIDADES DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO- ROENTGEN (R) – EXPOSIÇÃO DO AR A RADIAÇÃO

2,58X 10-4 c/kg  

UNIDADES DE DOSE DE RADIAÇÃO- RAD E REM 1R= 1RAD=1REM

RAD -DOSE DE RADIAÇÃO ABSORVIDA-------------------------------- GRAY (Gy)

REM -DOSE DE RADIAÇÃO EQUIVALENTE------------------------ SIEVERT (Sv)

1 RAD =0,01 Gy

1 REM= 0,01 Sv

RESUMO DE DOSE LIMITES

Trabalhadores Ocupacionais: Efeito de dose efetiva em todo o organismo- ED

 Anual- 50 mSv ou 5 Rem

 Acúmulo durante a vida = 1rem (10 mSv) X anos de vida

 População em geral:

Anual -1 mSv ou 0,1 rem para exposições freqüentes 5 mSv ou 0,5 rem para exposições esporádicas.

 

Técnicas radiologistas grávidas (Necessitam de dosimetro SOB o avental de chumbo.

0,5 mSv ou 0,05 rem durante 1 mês qualquer.  5mSv ou 0,5 rem para o período gestacional.

Para mulheres em capacidade gestacional (gravidez) A dose na superfície do abdome não deve exceder 2 mSv (200 rem). Dose equivalente máxima para o feto é de 1 mSv (100rem) em todo o período.

 

Radiação- Emissão e propagação de energia através do espaço de um meio material , sob a forma de ondas eletromagnéticas.

Radioatividade- Processo em que certos nuclídeos sofrem desintegração liberando energia e formando, em geral, novos nuclídeos

QUESTÕES

IBFC/2023- EBSERH/UFTM-  A dosimetria termo luminescente (TLD) corresponde a um dos principais detectores de radiação utilizados para o monitoramento de radiação ocupacional e individual. Sobre o dosímetro TLD, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Com a irradiação, a energia absorvida pelo TLD permanece armazenada até que seja liberada como a luz visível durante o aquecimento no processo de leitura

b) O TLD é apropriado apenas para medidas no modo de integração da dose, mas não apresenta resultados imediatos

c) As leitoras de TLD são instrumentos projetados para medir a altura da curva de emissão ou a área sob a curva e relacionar esta leitura à exposição ou à dose por meio de um fator de conversão

d) O TLD é composto por materiais com número atômico em torno de 40 e, portanto, apresenta propriedades de absorção de raios X semelhantes às dos tecidos moles

e) Aquecimento restaura o cristal à sua condição original e o deixa pronto para outra exposição, sendo assim reutilizável

ALGUNS LIMITES DE DOSES

PARTE DO CORPO                             LIMITE ANUAL DE DOSE PARA TRABALHADORES CORPO INTEIRO                                           50 mSv / 0,05 Sv / 5 rem

CRISTALINO                                   20 mSv/ 0,02 Sv / 2 rem

PELE                                                 500 mSv / 0,5 Sv / 50 rem

EXTREMIDADES                           500 mSv / 0,5 Sv / 50 rem

ESTUDANTES COM IDADE ENTRE 16 E 18 ANOS – DOSE EQUIVALENTE EM ESTÁGIO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL, NÃO EXCEDER 6 mSv/ 0,6 rem, 0,006 Sv

PARA OPERADORES - DOSE EQUIVALENTE - PARA EXTREMIDADES NÃO DEVE

EXCEDER 500 mSv - 0,5 Sv ( 50 rem) ano.

PARA ESTUDANTES DOSE EQUIVALENTE ANUAL PARA EXTERMIDADES NÃO DEVE SER MAIOR QUE 150 mSv/ 0,15 Sv – CRISTALINO – 50 mSv

CRISTALINO - NÃO DEVE EXCEDER A 150mSv ou 15 rem

O LIMITE DE DOSE EFETIVA CUMULATIVA PARA TODA A VIDA PARA UM TRABALHADOR É DE 1 Rem- 10 mSv VEZES OS ANOS DE IDADE.

 

Quadro 01- 1 Sv = 1 joule/kilogram. Gray (Gy): mede a dose absorvida de radiação. (Joules/Kg) Sievert (Sv): mede dano biológico da radiação para cada tipo de tecido – (Joules/K)


LEI DE BERGONIÉ E TRIBONDEAU – EFEITOS DETERMINÍSTICOS

“ A RADIOSSENBILIDADE DO TECIDO É PROPORCIONAL À SUA CAPACIDADE REPRODUTIVA E INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO SEU GRAU DE DIFERENCIAÇÃO”

 

QUESTÕES

IBFC/2023- EBSERH/UFTM-  Sobre os efeitos imediatos e tardios da radiação ionizante, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

  (V ) Para doses de radiação muito altas, o período latente, em geral, desaparece. Para doses muito baixas, o período prodrômico pode, simplesmente, não existir.

 ( V) A LD 50/60 é a dose de radiação aplicada ao corpo inteiro que causa a morte de 50% das partes irradiadas em um prazo de 60 dias.

 ( V) Na medida em que a dose de radiação do corpo inteiro aumenta, o tempo médio de sobrevivência diminui.

 ( V) A maioria dos efeitos tardios corresponde a efeitos estocásticos. Um efeito estocástico é um efeito que não tem limiar de dose. Mesmo a menor dose da radiação pode produzir um efeito. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

a) V - V - V - V

b) V - F - V - V

c) V - F - V - F

d) F - F - V - V

e) F - F - V - F

Informações complementres- Sem tratamento médico, a LD50/60 (dose fatal para 50% dos pacientes dentro de 60 dias) para radiação de todo o corpo é de cerca de 3Gy; a exposição a 6 Gy ou mais é quase sempre fatal. Quando a exposição é < 6Gy, a sobrevida é possível e é inversamente relatada à dose total. O tempo para morte é, também, inversamente proporcional à dose. A morte ocorre de algumas horas a poucos dias na síndrome cerebrovascular e, geralmente, dentro de 2 dias a várias semanas na síndrome gastrintestinal. Na síndrome hematopoiética, a morte pode ocorrer dentro de 4 a 8 semanas devido à superveniente infecção ou hemorragia maciça. Pacientes expostos por todo o corpo a doses < 2Gy devem se recuperar em 1 mês, apesar das sequelas a longo prazo (p. ex., câncer) que podem ocorrer.

 Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/les%C3%B5es-intoxica%C3%A7%C3%A3o/exposi%C3%A7%C3%A3o-e-contamina%C3%A7%C3%A3o-radioativa/exposi%C3%A7%C3%A3o-e-contamina%C3%A7%C3%A3o-radioativa

Com tratamento médico, a LD-50/60 é 6 Gy. Ocasionalmente, os pacientes têm sobrevivido a exposições de mais de 10 Gy. Comorbidades significativas, lesões e queimaduras pioram o prognóstico.

IBFC/2023-EBSERH-UFTM- Sobre os efeitos biológicos das radiações ionizantes, analise as afirmativas abaixo e dê Valores. Verdadeiro (V) ou Falso (F).

 (V ) Efeito genético corresponde ao efeito que é observado em um indivíduo e em gerações não expostas, subsequentes

( V) Efeitos estocásticos corresponde a probabilidade ou frequência da resposta biológica para a radiação como uma função da dose de radiação. Aumento proporcional da incidência de doenças com a dose, sem limiar de dose.

 (F ) O período prodrômico consiste nos sintomas clínicos agudos que ocorrem em horas e continuam em até um ou dois anos.

 ( V) Efeito determinístico compreende a resposta biológica cuja severidade varia com a dose de radiação. Existe um limiar de dose para a ocorrência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V - V - F - V

b) F - F - V - V

c) V - F - F - V

d) F - V - V - F

e) V - V - F - F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO(A)