OS 10 MOMENTOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DA RADIOLOGIA..
Toda história é contada de um ponto de vista. Quando você começa a estudar Tomografia, Ressonância ou Radioterapia, uma das primeiras coisas é saber como começou cada modalidade, quem descobriu ou inventou determinado método. Neste artigo você vai conhecer tudo sobre a história da radiologia de uma maneira mais prática e saber quais são os momentos mais épicos da história da radiologia. Confira!
Figura 01- Descoberta dos raios X.
#1 – Descoberta dos Raios-X
Com certeza o momento mais épico da história da radiologia foi a Descoberta dos Raios-X por Roentgen em 8 de novembro de 1895, e ainda teve outro momento top, quando recebeu em 1912 o Prêmio Nobel pela descoberta. Com a descoberta dos Raios-X, logo foram desenvolvidos vários métodos diagnóstico de imagem, como a Radiologia Odontológica, Radiologia Veterinária e a Mamografia.
#2 – Descoberta do Rádio
Em 1898 o Casal Curie (Marie e Pierre Curie) fizeram a descoberta do elemento rádio, uma elemento que emitia energia da radiação, depois de muitas pesquisas e sem desistir dos experimentos. Ao colocarem o elemento em contato com a pele, perceberam que causava uma lesão, naquele momento épico, perceberam que poderia ser muito útil em tratamentos de tumores, mais para a frente seria a base da Radioterapia.
#3 – Radiografia da Espingarda
Algum tempo depois da descoberta dos Raios-X, Roentgen, como todo cientista, muito curioso por querer saber mais sobre a sua descoberta, saiu fazendo experimentos em tudo que via pela frente, entre elas peças e objetos diversos, como uma espingarda. Até aí nada demais, se não fosse uma falha no interior da arma. Neste momento épico da história da radiologia, foi notado que os Raios-X poderiam ser utilizados na indústria para verificar falhas no interior de peças. Hoje conhecemos isto como Radiografia Industrial, prática muito utilizada na Radiologia Industrial.
#4 – Descoberta da Radioatividade
Depois da descoberta do rádio e dos raios-X, um físico chamado Becquerel, que já estudava algumas coisas sobre uma energia diferente, fez a Descoberta da Radioatividade, emitida por substâncias naturais, um passo muito importante na história da radiologia, depois da descoberta foi possivel estudar e criar outros métodos como a Medicina Nuclear.
#5 – Invenção da Mamografia
Outro momento da história da radiologia foi a aplicação dos Raios-X para estudo e diagnóstico de lesões mamárias, a primeira radiografia da mama foi realizada por Albert Salomon. Depois de alguns, foi invetado o aparelho de mamografia ou mamógrafo, que com imagens de melhor qualidade são possíveis diagnósticar tumores nas mamas na fase inicial, evitando milhões de mortes por câncer de mama.
#6 – Radiografia em Cada Esquina
Tempos depois da descoberta dos Raios-X e também da Radioatividade, se deu um alvoroço, virando moda a fazer o uso da radiação para atividades diversas, como verificar se como os pés ficam nos sapatos através da radiografia ou mesmo substâncias para a pele a base de Radio, garantindo uma pela mais bonita. Chegando ao ponto de ter um concurso “Beleza Interior”, para ver qual menina tinha a estrutura óssea mais bonita, através de radiografia (#tenso). Com o passar dos anos, os efeitos nocivos da radiação ionizante começaram a aparecer em muitas pessoas, sendo criadas normas para evitar o uso descriminado da radioatividade, tendo o início da Proteção Radiológica.
#7 – Invenção da Tomografia Computadorizada
Outro momento épico da história da radiologia foi a invenção em 1972 da Tomografia Computadorizada, por Ambrose e Hounsfied. O método de imagem revolucionou a radiologia e é um dos principais exames de diagnóstico da medicina.
#8 – Invenção da Ressonância Magnética
Quase na mesma época da Tomografia Computadorizada, a Ressonância Magnética começou a ser estudada nos anos 50 e foi apresentada na década de 70, como um método de imagem que não tem o uso de radiação ionizante, mas sim radiofrequencia e magnetismo para produzir imagens de alta qualidade.
#9 – Evolução da Informática
Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a informática começou a crescer muito, com o passar dos anos, os computadores foram ficando mais potentes, os telefones celulares e, com o surgimento da internet, e avanço da tecnologia, a Radiologia também evoluiu. Em outro momento épico da história da radiologia, surgiu a Radiologia Digital, onde hoje é possível um profissional realizar uma radiografia em no norte do país e o laudo ser feito no sul do país.
#10 – Outras Aplicações
Atualmente a radiologia tem sido utilizada para diversas funcionalidades, assim como a irradiação de alimentos, a radiografia de obras de artes, irradiação de cachaça e a radiologia forense. Este são outros momentos épicos da história da radiologia, onde até múmias milenares passaram pela Tomografia Computadorizada para descobrir sua origem.
Fonte: https://odtdigital.com.br/os-10-momentos-mais-importantes-da-historia-da-radiologia/
IMAGENS E ACHADOS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA
A história da Radiologia começou em 1895 com a descoberta experimental dos raios X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. À época as aplicações médicas desta descoberta revolucionaram a medicina, pois havia se tornado possível a visão do interior dos pacientes. Com o passar dos anos, este método evoluiu e assumiu uma abrangência universal na pesquisa diagnóstica do ser humano.
A primeira radiografia foi realizada em 22 de dezembro de 1895. Neste dia, Roentgen pôs a mão esquerda de sua esposa Anna Bertha Roentgen no chassi, com filme fotográfico, fazendo incidir a radiação oriunda do tubo por cerca de 15 minutos. Revelado o filme, lá estavam, para confirmação de suas observações, a figura da mão de sua esposa e seus ossos dentro das partes moles menos densas.
Figura 02- A primeira radiografia doi realizada em 22 de dezembro de 1895, fazendo incidir a radiação oriunda do tubo por cerca de 15 minutos. Mão esquerda de Anna Bertha Roentgen. Fonte: SPR
Figura 03- Técnico em Radiologia na Primeira Guerra Mundial (1918). Fonte: http://raiosxis.com/tecnico-em-radiologia-na-primeira-guerra-mundial-19
Figuras 04 e 05- Irmã Dulce (1914-1992) como operadora de raios X no Hospital Espanhol em Salvador na década de 40. Naquela época a Radioproteção ainda não era prioridade e técnica de enfermagem na realização do exame de tórax.
Figuras 06 e 07- Exposição deliberada de crianças aos raios x e visualização de imagens da época
Figura 08- Exemplos de posicionamento da época.
Figuras 09 e 10- Revelação Manual de uma radiografia de abdome e outra de mamografia com o uso de calgaduras. FD
Figura 10- Primeiro Mamógrafo- Protótipo de 1965, GROS para senógrafo, apropriadamente chamado de TREPIED ("TRÊS PÉS). Fonte: Doenças da Mama. Diagnóstico e Tratamento.
Figura 11- O primeiro modelo comercial do "Senographe" (“pintura do seio”, em francês), como foi denominado, foi lançado em 1966.Fonte: Doenças da Mama. Diagnóstico e Tratamento.
Em julho de 1936 o Dr. Manoel Dias Abreu apresentou à sociedade no Rio de Janeiro, um exame que ele mesmo criou chamado Roentgenfotografia (Abreugrafia), que revolucionou o diagnóstico e tratamento da Tuberculose, o primeiro a falar sobre Densitometria Pulmonar.
Figura 21- Tubo de raios-x da época. FD
Figura 22- Engeln x-ray table 1927.
Figura 23- Sala de Radiologia da antiga Escola Veterinária de Toulouse, França, em 1923. Fonte: Wikipedia Commons.
É basicamente uma simples ampola de vidro em 1879.
A ampola de Crookes é feita de vidro ou quartzo e dentro dela se faz o vácuo. Ela contém duas placas metálicas ligadas a uma fonte de tensão elétrica. A placa ligada ao pólo negativo é chamada de Catodo e a outra, ligada ap pólo positivo, é o Anodo. Quando a tensão entre o Catodo e o Anodo fica bem elevada surge um feixe luminoso que sai do catodo e atravesa o tubo. São os Raios Catódicos.
Raios são formados por partículas carregadas negativamente. Partículas são elétrons. Quando os Elétrons saem do Catodo e atingem o Anodo ou a parede interna do tubo dá-se uma troca de energia. A energia cinética dos elétrons é convertida, parte em radiação eletromagnética. Sabemos que essa radiação é o que conhecemos como Raios-X.
No dia 8 de novembro de 1895, na tentativa de bloquear o efeito da luminosidade externa sobre a fluorescência que emanava naturalmente de um novo tipo de tubo, denominado de Crookes-Hittorf.

Figura 24- Ampola de Crookes. http://allstarmidia.blogspot.com.br/2010/06/tubo-de-raios-catodicos-e-basicamentre.ht
Figura 25- Photo of the Week: Texas Children's Hospital is specially-designed for children, including kid-friendly CT scans.
Figura 27- Primeiro protótipo de uma equipamento da General Electric para tomossíntese da mama de 1995
Figura 28- Imagem radiográfica de raios X de tórax em PA com rachadura do écran e estática. Tn: CLÉLIA MAGALHÃES, 2010
.png)























Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM VINDO(A)