RADIOLOGIA GERAL
1) Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Radiologia
Na Incidência Perfil Y Escapular do ombro são demonstradas fraturas, luxações e, também, alterações degenerativas. Diante da literatura, assinale a alternativa que apresenta como são demonstradas as luxações da cabeça do úmero, quando anteriores, e quando posteriores que são casos mais raros.
A)
Anterior: cabeça do úmero apresenta-se acima do processo coracóide.
Posterior: cabeça do úmero apresenta-se abaixo do acrômio
B) Anterior: cabeça do úmero apresenta-se abaixo do processo coracóide.
Posterior: cabeça do úmero apresenta-se acima do acrômio
C) Anterior: cabeça do úmero apresenta-se abaixo do acrômio
Posterior: cabeça do úmero apresenta-se abaixo do processo coracóide
D) Anterior: cabeça do úmero apresenta-se abaixo do processo coracóide
Posterior: cabeça do úmero apresenta-se abaixo do acrômio
E) Anterior: cabeça do úmero apresenta-se lateral ao acrômio
Posterior: cabeça do úmero apresenta-se acima do processo coracóide
2) Ano: 2023 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Lavras do Sul - RS Prova: Técnico em Radiologia. Considerando-se que uma incidência em perfil é definida pela incidência do raio central. Assinalar a alternativa que apresenta uma estrutura cujo perfil seja mediolateral:
A) Cotovelo.
B) Punho.
C) Tórax.
D) Segundo quirodáctilo.
3) Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE - CE Prova: Médico - Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Assinale a opção que indica a técnica radiográfica usada para fazer a mensuração dos membros inferiores, em crianças/adolescentes com deformidades ou em pacientes com sequelas traumáticas, que consta de uma única incidência na qual se visualizam os quadris, joelhos e tornozelos.
A) Ortopantomografia.
B) Túnel View.
C) Ferguson.
D) Escanometria.
E) Tomografia linear.
4) Banca AOPC- FUNDASUS- 2015-É uma posição de decúbito (supino), em que os joelhos e o quadril ficam flexionados e as coxas abduzidas e viradas lateralmente, apoiada nos suportes para os tornozelos. Qual é o nome desse posicionamento?
(A) Posicionamento de litotomia
(B) Posicionamento de sims.
(C) Posicionamento trendelenberg.
(D) Posicionamento supinar.
(E) Posicionamento de tartona
5) Banca AOCP- FUNDASUS- 2015 -Em um posicionamento de tórax AP ou PA, sabe-se que a incisura jugular é facilmente palpável. Sendo ela um marco topográfico para localização do raio central em um adulto médio, qual vértebra torácica fica de 8 a 10 cm AP e de 18 cm PA para as mulheres e de 20 cm PA da vértebra proeminente para os homens?
(A) Vértebra torácica 9.
(B) Vértebra torácica 8.
(C) Vértebra torácica 7.
(D) Vértebra torácica 10.
(E) Vértebra torácica 12.
6) Banca AOCP- FUNDASUS- 2015 -Tradicionalmente, o crânio tem sido uma das partes do corpo mais difíceis e desafiadoras para radiografar. Um bom entendimento da anatomia craniana fornece parâmetros necessários para realizar um exame. Certos pontos de referência de localização devem ser utilizados para obter um posicionamento preciso do crânio. Na incidência submentovértice de crânio, pode- se visualizar.
(A) seios esfenoidais e etmoidais, forame oval e espinhoso, processo mastoide, osso occipital, forame magno, côndilo mandibular, pirâmide petrosa.
(B) seios esfenoidais e etmoidais, forame global e espinhoso, processo mastoide, osso occipital, forame magno, côndilo mandibular, pirâmide petrosa.
(C) seios esfenoidais e etmoidais, forame oval e espinhoso, processo mastoide, osso occipital, forame magno, côndilo mandibular, pirâmide petrosa, faceta lacrimal.
(D) seios esfenoidais e etmoidais, forame oval e forame magno, côndilo mandibular, pirâmide lateral petrosa.
(E) seios esfenoidais e etmoidais, forame oval e espinhoso, processo mastoide, crista gali, osso occipital, forame magno, côndilo mandibular, pirâmide petrosa
7) Banca AOCP- FUNDASUS- 2015 - Na execução do controle de qualidade na medicina nuclear, utiliza-se o Cobalto-60. Tendo 100mg de Cobalto-60, sabendo que a meia-vida é de aproximadamente 5 anos, quanto miligramas haverá após 25 anos de exposição?
(A) 7 mg.
(B) 20 mg.
(C) 3 mg.
(D) 0,3 mg.
(E) 2 mg.
8) Banca AOCP- FUNDASUS- 2015 - Os 26 ossos do pé estão divididos em três grupos distintos. Como estão distribuídos esses ossos?
(A) 15 falanges, 5 metatarsos e 6 ossos do tarso.
(B) 14 falanges, 5 metatarsos e 7 ossos do tarso.
(C) 15 falanges, 4 metatarsos e 7 ossos do tarso.
(D) 14 falanges, 4 metatarsos e 8 ossos do tarso.
(E) 14 falanges, 7 metatarsos e 5 ossos do tarso.
9) Banca- AOCP- FUNDASUS- 2015- -Em um estudo do trato gastrointestinal, é necessária a administração de meios de contraste. Para esse estudo, com a técnica de duplo contraste, utiliza-se
(A) iodo e ar.
(B) iodo e água
(C) bário e ar.
(D) iodo e bário.
(E) bário e água
10) Banca- AOCP- FUNDASUS- 2015 -Para realizar uma radiografia de punho com método de Gaynor-Hart, também conhecido como superior, utiliza-se uma angulação no raio incidência tangencial ou ínfero- central de:
(A) 5° a 10°.
(B) 10° a 15°.
(C) 15° a 20°.
(D) 20° a 25°.
(E) 25° a 30°.
11) Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Técnico em Radiologia. Dacriocistografia é um exame contrastado utilizado para o estudo radiográfico das glândulas salivares.
( ) Certo
( X ) Errado
( V ) A faixa dinâmica de sistemas de imagens digitais é identificada pela capacidade de bit de cada pixel. A radiografia digital pode ter 14 bits de faixa dinâmica, ou seja, 2 14 , que é igual a 16384 tons d cinza.
( V ) O pré-processamento de imagens digitais, geralmente realizado de forma automática, é programado para produzir imagens digitais livres de artefatos.
( V ) Anotação, janela e nível, magnificação, deslocamento de imagem, deslocamento de pixel e região de interesse são processos relacionados ao pós-processamento da imagem digital.
( F ) Na radiografia digital, a colimação do campo de exposição aos raios-x não é relevante, pois só os sinais referentes à área de interesse serão incluídos automaticamente no histograma de imagem.
13) Banca- AOCP/PERNAMBUCO- A respeito dos raios-X, largamente empregados na maioria das práticas do radiodiagnóstico, assinale a alternativa correta.
(A) Têm origem nuclear.
(B) São partículas com carga elétrica negativa.
(C) O feixe é produzido a partir da interação dos prótons acelerados com o alvo do anodo.
(D) São oscilações de campos elétricos e magnéticos, perpendiculares entre si e entre a direção de propagação.
(E) Quanto menos energéticos, mais “duros” são considerados.
14) Banca- AOCP/PERNAMBUCO- Decorrido mais de um século da descoberta dos raios-X e da radioatividade, sabe-se que doses de radiação ionizante estão associadas ocorrência de efeitos biológicos. Assinale a alternativa que se relaciona com o modelo mais aceito para previsão de efeitos estocásticos.
(A) Não há limiar de dose para indução de efeitos estocásticos e a probabilidade de ocorrência é função da dose.
(B) Há limiar de dose para indução de efeitos estocásticos e a probabilidade destes também depende da idade do indivíduo exposto.
(C) Existe um limiar de dose, a partir do qual os efeitos serão tanto maiores quanto maior for a dose e a taxa de dose.
(D) Tecidos com células pouco diferenciadas e alta taxa de reprodução são mais resistentes à radiação.
(E) Não há limiar de dose. A ocorrência de efeitos estocásticos depende da idade do indivíduo e quanto maior for a dose, maior a gravidade do efeito hereditário.
15) Banca- AOCP/PERNAMBUCO- Em práticas com radiações ionizantes, a segurança radiológica está relacionada a três princípios básicos. Em um deles, recomenda-se que nenhuma atividade que envolva o uso de radiação ionizante deve ser autorizada, a menos que produza benefício líquido para o indivíduo exposto ou para a sociedade. Esse princípio é conhecido como o princípio:
(A) da otimização.
(B) da justificação.
(C) do Risco-benefício.
(D) do ALARA.
(E) da Limitação de doses.
16) Banca- AOCP/PERNAMBUCO- Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A respeito da estrutura de um tubo de raios-X, têm se o catodo, que é o eletrodo______________, o qual é composto por um par de filamentos e por uma_______________, e o anodo que, para altas energias e altas correntes, deve ser preferencialmente ________________.
(A) positivo / capa focalizadora / fixo
(B) negativo / estrutura de base / giratório
(C) positivo / estrutura de base / fixo
(D) negativo / estrutura de base / fixo
(E) negativo / capa focalizadora / giratório
17) Banca- AOCP- PERNAMBUCO/2018- Por necessidade de avaliação das estruturas ósseas do crânio e da face, um paciente é encaminhado ao setor de radiodiagnóstico para realização de um exame de crânio – frente, incidência PA. Assinale a alternativa que se relaciona com o posicionamento correto que o técnico deve executar.
(A) Decúbito ventral, plano sagital perpendicular à mesa e LOM perpendicular ao filme.
(B) Decúbito dorsal, plano transverso perpendicular à mesa e LGM perpendicular ao filme.
(C) Decúbito lateral, plano transverso perpendicular à mesa e LMM perpendicular ao filme.
(D) Decúbito ventral, plano coronal perpendicular à mesa e LIOM perpendicular ao filme.
(E) Decúbito dorsal, plano sagital perpendicular à mesa e LOM perpendicular ao filme.
18) Banca- AOCP- PERNAMBUCO/2018- Assinale a alternativa que apresenta um sistema de arquivamento e comunicação de imagens, o qual possibilita não só a aquisição, mas também a interpretação e o armazenamento de imagens médicas em forma digital.
(A) PEP.
(B) PACS.
(C) DICON.
(D) SIH.
(E) RIS.
19) Banca AOCP- EBSERH/NACIONAL- Um estagiário do setor de diagnósticos de uma clínica, após seu primeiro mês de estágio, recebeu a leitura do seu dosímetro. Na leitura constava que a dose absorvida foi inferior a 1Gy. Nesse caso, o estagiário se enquadra no efeito de radio-exposição aguda em adulto
(A) de característica infraclínica.
(B) com reações gerais leves.
(C) de característica hematopoiética leve.
(D) de característica hematopoiética grave.
(E) de característica gastrointestinal
20) Banca-AOCP- EBSERH/NACIONAL- Em relação ao filme radiográfico, assinale a alternativa correta.
(A) Quanto mais rápidos os filmes mais caros eles são.
(B) A velocidade do filme depende do tempo de exposição e não da quantidade de granulação do filme.
(C) A velocidade do filme varia com a granulação do filme. Quanto maior a granulação do filme menor a velocidade do filme.
(D) A velocidade do filme varia com a granulação do filme. Quanto menor a granulação do filme maior é a velocidade do filme.
(E) A velocidade do filme varia com a granulação do filme. Quanto maior a granulação do filme maior é a velocidade do filme.
21) Banca- AOCP- EBSERH/NACIONAL- Entre os fatores de qualidade das imagens digitais, estão:
(A) apenas ruído e contraste.
(B) eficiência de detecção (DQE), resolução espacial, contraste e ruído.
(C) apenas eficiência de detecção (DQE) e resolução espacial.
(D) apenas resolução espacial, contraste e ruído.
(E) apenas resolução espacial e ruído.
22) Banca- AOCP- EBSERH/NACIONAL- Antônio coordena a Tecnologia de Informação de um Centro de Diagnósticos. Ele foi questionado no momento de aquisição de um sistema PACS sobre a velocidade com que as imagens seriam transportadas. Certamente, em sua resposta, ele mencionou:
(A) Bandwith (largura da banda).
(B) Switch.
(C) Router.
(D) Gateway.
(E) Window Width (WW).
23) Banca- AOCP- EBSERH/NACIONAL- Sobre ponto focal, é correto afirmar que?
(A) quanto menor o ponto focal, menor é o borramento geométrico e maior é o detalhe.
(B) quanto maior o ponto focal, menor é o borramento geométrico e maior é o detalhe.
(C) quanto menor o ponto focal, maior é o borramento geométrico e maior é o detalhe.
(D) quanto menor o ponto focal, menor é o borramento geométrico e menor é o detalhe.
(E) quanto maior o ponto focal, menor é o borramentogeométrico e menor é o detalhe.
24) Banca- AOCP- EBSERH/NACIONAL- Um paciente portador da sífilis em estado avançado deverá ter a técnica alterada ao realizar um exames de raio-X?
(A) Não, não é possível verificar alterações nas imagens radiográficas.
(B) Sim, é possível verificar alterações nas imagens radiográficas, mas não se deve alterar a técnica já utilizada.
(C) Sim, é possível verificar alterações nas imagens radiográficas e, para melhor visualização, deve- se aumentar a técnica em 50%.
(D) Sim, é possível verificar alterações nas imagens radiográficas e, para melhor visualização, deve- se aumentar a técnica em 25%.
(E) Sim, é possível verificar alterações nas imagens radiográficas e, para melhor visualização, deve- se aumentar a técnica em 10%.
25) Ano: 2023 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Balneário Camboriú - SC Prova: Técnico em Radiologia Em relação às incidências adicionais utilizadas em radiologia, assinale a alternativa incorreta.
A) Incidências submentovértice e vértice submentoniana são utilizadas para estudo do crânio e mandíbula.
B) Incidência plantodorsal axial é utilizada para estudo do osso do calcanhar.
C) Incidência transtorácica lateral é realizada para estudo do ombro, devendo-se indicar o lado estudado.
D) Incidência dorsoplantar do pé descreve a via do raio central, dirigindo-se da superfície anterior do pé em direção à superfície posterior.
E) Incidência parietoacantial descreve a via do raio central, penetrando pela junção entre o nariz e o lábio superior e saindo pela parte posterior do crânio.
*Segundo os comentários sobre a questão, tal questão caberia recurso*.
26)
Ano: 2019 Banca:
IDHTEC
Órgão:
Prefeitura
de Santa Cruz da Baixa Verde - PE
Prova:
Técnico em Radiologia
A Incidência Axial Submentovértice – SMV refere-se ao método de:
A) Towne
B) Hirtz
C) Bretton
D) Reverchon
E) Altschul
27) Banca- AOCP- EBSERH/NACIONAL- Assinale a alternativa que corresponde ao significado da abreviação LGA.
(A) Linha Glabelo Anterior.
(B) Linha Glabelo Acústica.
(C) Linha Grossa Anterior.
(D) Linha Grossa Acantal.
(E) Linha Glabelo Alveolar
28) Ano: 2019 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UFP- O sistema esquelético é dividido em esqueleto axial e apendicular. Assinale a alternativa que apresenta ossos somente do esqueleto apendicular.
A) Mandíbula, escafoide e tíbia.
B) Esfenoide, rádio e úmero.
C) Ulna, hioide e atlas.
D) Esfenoide, palatino e frontal.
E) Patela, trapezoide e ulna.
29) Ano: 2015 Banca: Fundação Universa - FUNIVERSA Acerca do esqueleto axial, do esqueleto apendicular e das relações entre eles, assinale a alternativa correta.
A) O sacro e o externo estão localizados no esqueleto apendicular.
B) O esqueleto axial está dividido em membros superiores e membros inferiores.
C) A escápula e a clavícula são ossos presentes no apêndice inferior.
D) Os ossos do crânio estão divididos entre as duas porções esqueléticas.
E) As cinturas escapular e pélvica unem o esqueleto apendicular ao axial.
Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/92e2c339-b7
30) Ano: 2023 Banca: Instituto Darwin Órgão: Prefeitura de Lagoa de Itaenga - PE Prova: Técnico em Radiologia . Determina a suspensão da revelação, neutralizando o revelador.
A) Água
B) Ácido acético
C) Triossulfato de Amônia
D) Triossulfato de Sódio
E) Cloreto de Alumínio
31) Ano: 2024 Banca: LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita Órgão: Prefeitura de Turilândia - MA. Qual é a função do fixador na câmara escura:
A) Proteger o filme da umidade.
B) Impedir a exposição excessiva do filme à luz.
C) Realizar a revelação química do filme.
D) Evitar o superaquecimento do filme durante o processo de fixação.
E) Interromper o processo de revelação e retirar todos os haletos de prata que não foram expostos à radiação.
32) Ano: 2024 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Campanha - MG. Com relação às incidências e o posicionamento de exames radiográficos, assinale a alternativa incorreta.
A) A rotina radiográfica para o abdome agudo consiste nas seguintes imagens radiográficas: tórax em posteroanterior (PA) e abdome em anteroposterior em posição ortostática (em pé).
B) A rotina radiográfica básica para o estudo das articulações sacroilíacas consiste nas seguintes incidências: posteroanterior (PA) com inclinação podálica e oblíquas anteroposteriores (direita e esquerda).
C) A rotina radiográfica básica para o estudo da clavícula consiste nas incidências anteroposterior (AP) e semiaxial anteroposterior.
D) A radiografia do tórax em decúbito lateral (direito ou esquerdo) em anteroposterior (AP) com raios horizontais avalia a presença (ou não) de derrame pleural.
33) Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: Santa Casa de Iúna - ES Prova: Técnico em Radiologia Qual é a posição correta para realizar uma radiografia (RX) do perfil da escápula em um paciente ortostático em posição anteroposterior (PA) ou dorsoventral (DV)?
A) Corpo reto, braço estendido para cima em posição neutra.
B) Corpo obliquado à 90º, braço estendido para cima em posição neutra.
C) Corpo obliquado à 45º, braço estendido em posição neutra.
D) Corpo reto, braço estendido para baixo em posição neutra.
34) Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Radiologia - Radioterapia.
Os planos
e eixos que delimitam o corpo humano, tangenciando a sua superfície, são úteis
para o posicionamento e realização das imagens radiográficas. Avalie as
afirmações a seguir e assinale a alternativa incorreta.
A) O eixo longitudinal (crânio-podálico) une o centro do plano superior ao centro do plano inferior
B) O eixo sagital (ântero-posterior) une o centro do plano dorsal ao centro do plano ventral
C) O eixo transversal (laterolateral) une o centro do plano superior ao centro do plano inferior
D) O plano transversal (axial) divide o corpo na parte partes superior (cranial) e inferior (caudal)
E) O plano coronal são todas aquelas secções paralelas aos planos ventral ou dorsal que dividem o corpo do individuo em duas partes: uma anterior (ventral) e a outra posterior (dorsal)
35) Ano: 2023 Banca: LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita Técnico em Radiologia Como a filtragem afeta o espectro dos raios X?
A) Aumenta a intensidade dos raios X de baixa energia.
B) Aumenta a intensidade dos raios X de alta energia.
C) Desloca o espectro para o vermelho.
D) Desloca o espectro para o violeta.
E) Não há efeito no espectro dos raios X.
36) A
imagem abaixo de um exame do trato gastrointestinal representa um Estômago geral –
alto e transverso, no nível de T9 a T12. Porção pilórica –nível
de
T11 a T12, na linha média. Localização
do bulbo duodenal –
nível de T11 a T12, à direita da
linha média, é melhor classificado como um paciente do
biótipo.
A) Hiperestênico
B) Estênico
C) Hipostênico/astênico
D) Longilíneo
curvo
Informações adicionais
Estênico. Estômago geral – nível de T10 a L2. Porção pilórica – nível de L2, próximo da linha média. Localização do bulbo duodenal – nível de L1 a L2, próximo da linha média.
A) Oblíquas posteriores interna e externa.
B) Axial supero-inferior e ínfero-superior.
C) Antero-posterior e perfil latero-medial.
D) Perfil em flexão e extensão.
E) Tangencial lateral direita e oblíqua superior esquerda.
38) Ano: 2022 Banca: METRÓPOLE Órgão: Prefeitura de Pedra Branca do Amapari - AP O exame de imagem mais comum para avaliação do coração e dos grandes vasos é a radiografia torácica, que consiste em uma incidência posteroanterior (PA) e uma lateral esquerda (LAT). Os termos PA e lateral esquerda se referem à:
A) Direção do raio.
B) Colocação do cassete.
C) Posição do técnico.
D) Posição do paciente.
E) Tempo de exposição.
39) Ano: 2023 Banca: SELECON Órgão: Empresa Cuiabana de Saúde Pública - MT Prova: SELECON - 2023 - Empresa Cuiabana de Saúde Pública - MT - Técnico em Radiologia. No sistema de radiologia digital (DR), não é necessário o uso de soluções químicas ou varredura de plates CR, pois a imagem é formada imediatamente após a exposição. A modalidade DR direta tem como elemento de captura o:
A) silício amorfo, na conversão dos fótons de luz em sinal elétrico
B) cristal cintilador, na conversão dos raios X em fótons de luz
C) selênio amorfo, na conversão dos raios X em sinal elétrico
D) fósforo, na conversão dos raios X em fótons de luz
40) CM-2024- As articulações sinoviais são geralmente diartrodiais ou livremente móveis. Exceções a isso são, as articulações ------------------, que são anfiartrodias ou de movimento discreto?
a) Articulações sacroilíacas
b) Suturas cranianas
c) Placas epifisarias
d) Articulações planas
41) CM-2024 As superfícies articulares de um gínglimo são moldadas entre si a fim de permitirem apenas movimentos de extensão e de flexão. A cápsula articular fibrosa é fina nas superfícies onde a dobradiça ocorre. Teremos exemplos dessa articulação sinovial em qual das alternativas abaixo?
a) Entre a primeira e segunda vértebras cervicais e articulação radioulnar
b) Calcanhar e articulações interfalangianas dos dedos das mãos e pés
c) Primeira articulação carpometacarpiana e sínfise púbica
d) Ombro e articulação do quadril
42) CM-2024 Para uma incidência de perfil ou lateral para punho, teremos a seguinte
a) Tangencial aos ossos do punho
b) Axial aos ossos do punho
c) De médio para lateral
d) De látero para medial
43) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Assinale a alternativa que apresenta o principal efeito biológico das radiações ionizantes no DNA celular.
a) Fotossíntese
b) Dupla hélice desenrolamento
c) Corte e emenda de fitas de DNA
d) Ionização e quebra de cadeias de DNA
e) Aumento da expressão gênica
44) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Assinale a alternativa que apresenta a unidade de medida da dose absorvida de radiação.
a) Sievert (Sv)
b) Becquerel (Bq)
c) Gray (Gy)
d) Röntgen (R)
e) Curie (Ci)
45) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- É característico da doença de Legg-Calvé- Perthes na radiografia de quadril:
a) subluxação lateral do fêmur
b) alargamento do espaço articular
c) presença de osteófitos
d) achatamento e fragmentação da cabeça femoral
e) calcificação do labrum
46) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Assinale a alternativa que apresenta qual é o tratamento inicial mais eficaz para o choque anafilático.
a) Administração oral de anti-histamínicos
b) Aplicação de compressas frias na pele
c) Injeção intramuscular de epinefrina
d) Administração de corticoides por via oral
e) Inalação de oxigênio
47) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- São sintomas comumente associados ao choque anafilático, exceto:
a) Hipertensão
b) Urticária
c) Dificuldade para respirar
d) Sensação de calor
e) Inchaço da língua ou garganta
48) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Assinale a alternativa que apresenta em qual local do corpo a densitometria óssea é tipicamente realizada para diagnóstico de osteoporose.
a) Crânio
b) Mão
c) Pé
d) Coluna lombar e quadril
e) Antebraço
49) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Assinale a alternativa que apresenta, o que são as microcalcificações na mamografia.
a) Indicativo definitivo de câncer
b) Depósitos de cálcio que podem ser benignos ou indicativos de processos malignos
c) Sempre associadas a cistos mamários benignos
d) Sinais de infecção mamária
e) Indicadores de tecido mamário denso
50) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Assinale a alternativa correta, sobre o que significa uma categoria BI-RADS 4 na mamografia.
a) Achado benigno
b) Achado provavelmente benigno, com recomendação de seguimento
c) Achado suspeito, necessitando de biópsia
d) Achado altamente sugestivo de malignidade
e) Inadequado para avaliação
51) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Em um episódio de convulsão, são medidas recomendadas, exceto:
a) tentar segurar a pessoa para parar os movimentos
b) proteger a cabeça da vítima
c) remover objetos perigosos das proximidades
d) colocar algo macio sob a cabeça
e) manter a pessoa de lado, se possível, para facilitar a respiração
52) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - Estima-se que a dose efetiva de uma TC de abdome seja cerca de 13 mSv. Segundo o princípio da limitação de doses, da portaria SVS/MS nº 453/98, o IOE não deve exceder dose efetiva média anual de 20 mSv em qualquer período de 5 anos, não podendo exceder 50 mSv em nenhum ano. Com base em tal estimativa, qual é o limite máximo de tomografias de abdome que poderiam ser feitas em um paciente adulto?
(A) 1 exame / ano.
(B) 2 exames / ano.
(C) 3 exames / ano.
(D) Tais limites não se aplicam a exposições médicas.
(E) 4 exames / ano.
53) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - Os efeitos biológicos das radiações ionizantes são divididos em dois grupos. Em um deles, o modelo mais utilizado é o linear sem limiar, segundo o qual não há limiar de dose para ocorrência desse tipo de efeito e a probabilidade de ocorrência é função da dose. A gravidade do efeito não tem correlação com a dose e o tempo de latência pode ser da ordem de anos. Essas características são inerentes
(A) aos efeitos estocásticos.
(B) aos efeitos determinísticos.
(C) aos efeitos não estocásticos.
(D) aos efeitos indiretos.
54) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - Um dos exames realizados na radiografia convencional com contraste é o Enema opaco ou Clister opaco. Esse procedimento visa estudar o
(A) duodeno, o estômago e o esôfago.
(B) intestino delgado e o corpo gástrico.
(C) intestino grosso.
(D) esôfago, o estômago e o intestino delgado.
(E) fundo gástrico e o jejuno.
55) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - Em 1984, membros do Colégio Americano de Radiologia (ACR) e da National Electrical Manufacturer’s (NEMA) definiram em parceria a criação de um protocolo padrão de comunicação para troca de informações entre equipamentos eletromédicos. O referido padrão consiste no
(A) Digital Imaging and Communication in Medicine – DICOM.
(B) System Diagnostic and Hospital Information – SDHI.
(C) Radiology Diagnosis Information System RDIS.
(D) Pictogram Archiving and Communication Systems PACS.
(E) Hospital Information of Radiology – HIR
56) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - Com relação ao sistema de informação radiológico RIS, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) O sistema RIS pode ser utilizado em Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Mamografia e Ultrassonografia.
(B) Para um funcionamento ideal e pleno, o RIS deve estar integrado ao PEP e ao PACS.
(C) É um sistema de gerenciamento de informações ligadas à radiologia.
(D) Reúne informações do sistema de radiologia.
(E) Permite o pós-processamento de imagens
57) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - Segundo a norma NN - 3.05, o Serviço de Medicina Nuclear deve possuir as seguintes dependências, EXCETO
(A) sala de espera exclusiva para Pacientes Injetados, fisicamente delimitada.
(B) sanitário exclusivo para Pacientes Injetados.
(C) laboratório de manipulação e armazenamento de fontes radioativas em uso.
(D) sala de administração de radiofármacos.
(E) local destinado ao armazenamento permanente de rejeitos radioativos de meia-vida longa.
58) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - Paciente oncológico, com suspeita de metástase óssea, realizará exame de cintilografia óssea. Nesse caso, o radiofármaco a ser utilizado é o:
(A) 99mTc-MIBI.
(B) 99mTc-DTPA.
(C) 18F-FDG.
(D) 99mTc-MDP.
(E) 67Ga
59) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - A formação da imagem na medicina nuclear segue necessariamente a seguinte sequência:
(A) Aquisição da imagem → Administração do radiofármaco → Tempo de concentração do radiofármaco→ Processamento da imagem.
(B) Administração do radiofármaco → Tempo de concentração do radiofármaco → Aquisição da imagem → Processamento da imagem.
(C) Administração do radiofármaco → Tempo de relaxamento T1 → Tempo de relaxamento T2 → Processamento da imagem.
(D) Aquisição da imagem → Administração do radiofármaco → Tempo de relaxamento T1 → Aquisição de imagem→ Processamento da imagem.
(E) Administração do radiofármaco → Processamento da imagem → Tempo de concentração do radiofármaco→ Aquisição da imagem.
60) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - Será realizada uma Cintilografia óssea, cujo protocolo do serviço consiste na administração intravenosa de 20 mCi de 99mTc-diofosfato. A atividade de uma seringa com 10mL de radiofármaco foi medida e acusou 30 mCi às 08h da manhã. Sendo assim, o horário em que esse radiofármaco apresentará atividade compatível com o protocolo será (Dado: T1/2 99mTc = 6h; Fatores de decaimento:1h30 = 0,841 / 2h30 = 0,749 / 3h30 = 0,667 /4h30 = 0,595).
(A) 12h30.
(B) 14h.
(C) 11h30.
(D) 17h.
(E) 10h30.
61) Ano: 2022 Banca: UNICENTRO Órgão: Prefeitura de Coronel Vivida - PR A rotina para o exame de abdômen agudo é:
A) P.A de abdômen em D.D, A.P de abdômen em D.V, perfil de tórax.
B) P.A de abdômen em D.D, A.P de abdômen em D.V, perfil lateral direito do abdômen em decúbito lateral.
C) P.A de abdômen em D.V, A.P de abdômen em ortostase, P.A de tórax em ortostase.
D) A.P de abdômen em ortostase, P.A de abdômen em ortostase, P.A de tórax em ortostase.
E) A.P de abdômen em D.D, A.P de abdômen em ortostase, P.A de tórax em ortostase.
62) FADESP - 2019 - CPC - Renato Chaves - Perito Criminal – Radiologia- Na análise diagnóstica precisa no estudo do punho na incidência lateromedial, para sobrepor o rádio e a ulna, deve-se fazer a
(A) Flexão de 5º externa.
(B) Rotação de 5º externa.
(C) Extensão de 5º interna.
(D) Rotação de 5º interna.
(E) Extensão de 5º externa.
63) FADESP - 2019 - CPC - Renato Chaves - Perito Criminal – Radiologia- No processo evolutivo da radiologia digital, os sistemas HIS e PACs permitem ao médico
(A) efetuar diversos exames em curto intervalo de tempo.
(B) levar o equipamento portátil até o paciente, podendo laudar um exame em qualquer lugar.
(C) receber a imagem do seu paciente quase que imediatamente no monitor de seu consultório, podendo laudar um exame a distância.
(D) captar a imagem de seu paciente quase que imediatamente na mesa de exames.
(E) realizar exames dinamicamente, podendo laudar posteriormente
64) FADESP - 2019 - CPC - Renato Chaves - Perito Criminal – Radiologia- Um dos objetivos do protocolo DICOM é promover a comunicação de imagens médicas. Com relação a esse protocolo, é correto afirmar que
(A) corresponde a uma extensão de arquivo que uniformiza as imagens médicas.
(B) promove a individualização das imagens médicas.
(C) implementa novos recursos às imagens analógicas.
(D) é um protocolo de transferência de imagens introduzido pelo CBR.
(E) não se aplica à radiologia digital.
65) FADESP - 2019 - CPC - Renato Chaves - Perito Criminal – Radiologia- O Efeito de Talão é um efeito que ocorre dentro da ampola de raios-x em função do ângulo formado pelos raios-x que emergem do anodo. Sobre ele é correto afirmar que é o efeito
(A) utilizado para obter densidades equilibradas em radiografias das partes do corpo que diferem em absorção no sentido longitudinal.
(B) que aproveita a maior intensidade do feixe de raios-x em direção ao lado anódico.
(C) que promove menor intensidade dos raios-x em direção ao lado catódico.
(D) promove grande diferença na intensidade dos raios-x emanados do catodo.
(E) que produz uma quantidade de raios-x homogênea, partindo do anodo.
66) FADESP - 2019 - CPC - Renato Chaves - Perito Criminal – Radiologia- No estudo radiológico para avaliação das articulações sacroilíacas, as incidências que devem ser executadas na completa análise diagnóstica são
(A) AP, Perfil e Oblíquas.
(B) AP, Oblíquas e Lowenstein.
(C) AP, Perfil e Ferguson.
(D) AP, Ferguson e Lowenstein
(E) AP, Oblíquas e Ferguson.
67) FADESP - 2019 - CPC - Renato Chaves - Perito Criminal – Radiologia- Na produção de raios-x, uma alta voltagem é aplicada aos componentes do tubo de raios-X, os elétrons emitidos são atraídos pelo anodo de tal maneira que eles se chocam com o ponto focal com tremenda força, de modo que
(A) quanto média for a voltagem aplicada no tubo de raios-x, maior será a velocidade dos elétrons, maior o comprimento de ondas e maior o poder de penetração dos raios-x produzidos.
(B) quanto menor for a voltagem aplicada no tubo de raios-x, maior será a velocidade dos elétrons, maior o comprimento de ondas e maior o poder de penetração dos raios-x produzidos.
(C) quanto menor for a voltagem aplicada no tubo de raios-x, menor será a velocidade dos elétrons, maior o comprimento de ondas e maior o poder de penetração dos raios-x produzidos.
(D) quanto maior for a voltagem aplicada no tubo de raios-x, menor será a velocidade dos elétrons, menor o comprimento de ondas e maior o poder de penetração dos raios-x produzidos.
(E) quanto maior for a voltagem aplicada no tubo de raios-X, maior será a velocidade dos elétrons, menor o comprimento de ondas e maior o poder de penetração dos raios-x produzidos.
68) Ano: 2016 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH- Assinale a alternativa que apresenta as possíveis fontes de ruído na imagem na radiografia computadorizada.
A) Defeitos mecânicos, defeitos ópticos, defeitos computacionais.
B) Defeitos computacionais, defeitos estruturais, defeitos de distribuição
C) Ruído quântico, ruído no receptor de imagem, ruído eletrônico.
D) Desaparecimento da imagem latente, estrutura do fósforo, defeitos ópticos
E) Tamanho do fósforo, defeitos mecânicos, ruído quântico.
69) Ano: 2016 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH- Uma estudante de radiologia realizará uma cintilografia do miocárdio. Muito curiosa, ela faz várias perguntas sobre o procedimento. O técnico em radiologia que a atende prontamente a responde. Considerando as respostas que o técnico pode dar à estudante, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma informação verídica.
(A) A gama-câmara é assim chamada porquê capta a radiação gama proveniente do paciente.
(B) O exame de cintilografia do miocárdio ocorre em duas fases: repouso e estresse.
(C) O DMSA é o composto bioquímico marcado com o radionuclídeo 99mTc, para a cintilografia do miocárdio.
(D) O radiofármaco não é um contraste.
(E) O tecnécio 99-metaestável é eluído de um gerador de tecnécio, através do decaimento do molibdênio.
70) Alguns problemas técnicos
podem ocorrer no exames que utilizam radiofármacos marcados com Tecnécio-99m.
Em um deles, o tecnécio-99m não se liga ao fármaco para formar o radiofármaco.
Se o radiofármaco com problema de marcação for injetado em um paciente, iremos
observar o acúmulo do tecnécio-99m em 3 órgãos que não seriam visualizados no
exame se o radiofármaco estive corretamente marcado. Um desses órgãos é:
a) Coração
b) Tireoide
c) Intestino
d) Pulmão
71) Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Fundação Hemocentro de Brasília - DF Acerca da execução de um protocolo de cintilografia de perfusão miocárdica típico de serviços de medicina nuclear, é correto afirmar que se trata de um procedimento que pode ser realizado em um equipamento
A) PET, com o uso de 99mTc-sestamibi.
B) SPECT, com o uso de 153Sm-EDTPM.
C) SPECT, com o uso de 67Ga-citrato de gálio.
D) SPECT, com o uso de 201Tl-cloreto de tálio.
E) PET, com o uso de um fármaco com 131I-iodeto de sódio.
72) Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Fundação Hemocentro de Brasília - DF O código de ética dos profissionais das técnicas radiográficas institui as atribuições a eles cabíveis. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma atribuição desses profissionais, de acordo com esse documento.
(A) Medicina nuclear, no setor industrial.
(B) Radioterápicas, no setor físico.
(C) Radioisotópicas, no setor de energia.
(D) Radiologia, no setor de diagnóstico médico.
(E) Ultrassonográficas, no setor de radioisótopos.
73) Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Fundação Hemocentro de Brasília - DF Um técnico em radiologia precisa descrever e identificar os sistemas de imagem de radiologia digital para um novo colega de trabalho: elemento de captura, elemento de acoplamento e elemento de detecção. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.
(A) O elemento de detecção pode ser um fotodiodo que é sensível à carga e coleta elétrons ou um transmissor de filme fino que é sensível à luz e detecta fótons.
(B) O elemento de acoplamento é aquele que transfere o sinal gerado pelos raios X para o elemento de detecção.
(C) O elemento de captura é aquele em que os elétrons deslocados são capturados.
(D) O elemento de captura pode ser CsI, NaCl ou o GdOS.
(E) O elemento de acoplamento pode ser uma lente do tipo pin-hole, um filtro convergente ou selênio amorfo.
74) Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH- Sabendo que a resolução espacial de uma imagem digital é limitada pelo tamanho do pixel e que são necessários dois pixels para formar um par de linhas, assinale a alternativa que apresenta a frequência espacial aproximada de uma imagem de 256X256 e um campo de visão de 40 cm.
(A) 3,2 pl/cm.
(B) 0,32 pl/cm.
(C) 0,64 pl/cm.
(D) 0,78 pl/cm.
(E) 7,8 pl/cm.
75) Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: GHC-RS Considerando as características físicas das ondas de ultrassom, a intensidade da onda sônica é maior no (a):
A) Transdutor.
B) Zona de Fresnel.
C) Zona de Fraunhoffer.
D) Zona focal.
A) Oblíqua anterior direita com rotação de 35º graus - Lateral
B) Lateral
C) Oblíqua posterior direita com rotação de 15º a 20º graus - Lateral
D) Oblíqua anterior direita com rotação de 15º a 20ºgraus - Lateral
COMPLEMENTO: Oblíqua, 15° a 20° para o lado direito, OAD.
- Alinhar o eixo longitudinal do esterno ao RC e à linha média da mesa/Bucky vertical.
- Posicionar o topo do RI aproximadamente 4 cm acima da incisura jugular. Fonte: Bontrager 8ª Ed.
77) Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: SESACRE Prova: IBFC - 2022 - SESACRE - Técnico em Radiologia Na incidência para coluna sacro-ilíaca A.P axial (articulação sacro-ilíaca), assinale a alternativa que apresenta como deverá ser a angulação e onde irá incidir o raio central (R.C).
A) Angular o R.C cefálicos 10º (homens) e 35º (mulheres) - Raio Central centralizado ao nível da Espinha ilíaca antero superior
B) Angular o R.C caudal 30º (homens) e 35º (mulheres) - Raio Central centralizado ao nível da Espinha ilíaca antero superior
C) Angular o R.C caudal 30º (homens) e 15º (mulheres) - Raio Central centralizado ao nível da Espinha ilíaca antero superior
D) Angular o R.C cefálicos 30º (homens) e 35º (mulheres) - Raio Central centralizado ao nível da Espinha ilíaca antero superior
COMPLEMENTO
- Angular o RC em ângulo cefálico de 30° a 35° (geralmente, homens requerem um ângulo de 30° e mulheres de 35°, com um aumento na curva lombossacral).
78) Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: SESACRE Prova: IBFC - 2022 - SESACRE - Técnico em Radiologia Na incidência radiográfica parieto-orbital (forame óptico - Método de Rhese), é preciso um posicionamento radiográfico correto. Assinale a alternativa que apresenta qual o critério de posicionamento radiográfico que o profissional das técnicas radiológicas deverá ter.
A) O posicionamento correto projeta o forame óptico no quadrante inferior externo da órbita
B) O posicionamento correto projeta o forame óptico no quadrante superior externo da órbita
C) O posicionamento correto projeta o forame óptico no quadrante superior interno da órbita
D) O posicionamento correto projeta o forame óptico no quadrante inferior interno da órbita
COMPLEMENTO- A borda inferior externa do forame óptico fica mais próximo do receptor de imagem nessa incidência, por isso, alternativa A.
79) Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: SESACRE Prova: IBFC - 2022 - SESACRE - Técnico em Radiologia Na Incidência da coluna cervical A.P de “boca aberta”, nem os dentes da boca e nem a base do crânio devem sobrepor o processo odontoide. Assinale a alternativa que apresenta o que deverá ser feito pelo profissional das técnicas radiológicas, se os dentes incisivos superiores centrais estiverem sobrepondo o processo odontoide.
A) Reposicionar o paciente com uma leve hiperflexão do pescoço, ou angular o raio central ligeiramente cefálico
B) Reposicionar o paciente com uma leve hiperextensão do pescoço, ou angular o raio central ligeiramente cefálico
C) Reposicionar o paciente com uma leve hiperextensão do pescoço, ou angular o raio central ligeiramente caudal
D) Reposicionar o paciente com o pescoço neutro, e angular o raio central 40°cefálico
COMPLEMENTO
Se os dentes da boca estiverem sobrepondo o dente superior, reposicionar com uma leve hiperextensão do pescoço ou angular o RC ligeiramente cefálico. Se a base do crânio estiver sobrepondo o dente superior, reposicionar com uma leve hiperextensão do pescoço ou angular o RC ligeiramente caudal (a base do crânio e/ou os incisivos superiores serão projetados cerca de 2,5 cm para cada 5° de angulação caudal). Bontrager 8° edição
87) CM-2024- A imagem abaixo representa qual posicionamento adequado para a visualização das costelas:
a) Posicionamento em OPD para visualização das costelas direitas posteriores;
b) Posicionamento em OPE para visualização das costelas direitas posteriores;
c) Incidência em OAD para visualização das costelas esquerdas posteriores;
d) Incidência em OAD para visualização das costelas anteriores;
e) Posicionamento em OPE para visualização das costelas posteriores.
88) CM-2024- A imagem abaixo representa qual posicionamento adequado para a visualização das costelas:
a) Posicionamento em OPD para visualização das costelas posteriores;
b) Posicionamento em OAD para das costelas anteriores esquerdas.
c) Incidência em OAD para visualização das costelas posteriores;
d) Incidência em OAD para visualização das costelas anteriores;
e) Posicionamento em OPE para visualização das costelas posteriores.
89) CM-2024- A Incidência abaixo descreve.
A) Oblíqua posterior esquerda do esterno com rotação do paciente em 45º do paciente.
B) Oblíqua posterior direita do esterno com rotação do paciente em 45º do paciente
C) Oblíqua anterior esquerda do esterno com rotação do paciente de 15 a 20º do paciente.
D) Oblíqua posterior esquerda do esterno com rotação de 15 a 20º do paciente.
90) São ossos pneumáticos exceto?
a) Esfenóide
b) Frontal;
c) Temporal;
d) Maxilar
e) Escafóide.
91) Na imagem abaixo temos algumas considerações importantes sobre a verdadeira identificação do ângulo do ânodo, da identificação do foco real e do foco efetivo. As descrições corretas numericamente estão em qual alternativa?
a) 1, 3 e 4
b) 2, 3 e 4;
c) 1, 4 e 3;
d) 3, 4 e 2.
92) O vácuo no interior do tubo tem as seguintes funções? Biasoli, 2ª EDIÇÃO. PG. 15
a) Isolar o tubo de descargas elétricas;
b) Evitar a redução da velocidade no deslocamento dos elétrons do catódo até o ânodo e isolar a alta tensão;
c) Evitar a redução da velocidade no deslocamento dos elétrons do catódo até o ânodo e dissipar o calor;
d) Evitar a redução da velocidade no deslocamento dos elétrons do ânodo até o catódo e dissipar o calor.
93) A radiação característica é a menos frequente na formação do feixe de raios-x. ela resulta de uma colisão entre o elétron incidente e um elétron orbital das camadas mais internas do átomo do material do alvo. sobre ela estão corretas? BIASOLI, 2ª EDIÇÃO. PG. 16
a) O elétron incidente transfere energia suficiente ao elétron orbital do átomo do material do alvo, de maneira que esse último é ejetado de sua orbita, deixando um “buraco” em seu lugar;
b) Isso gera uma condição instável no átomo do material do alvo que é imediatamente corrigida com a passagem de um elétron de uma orbita mais externa para este vazio, resultando em uma redução da energia potencial do elétron;
c) Quanto maior o número atômico do material do anódo (alvo) maior a energia característica;
d) Todas as alternativas estão corretas.
94) BANCA AOCP./2016 – CISMUSEP – Em relação aos possíveis artefatos de um sistema cr- computed radiography, ou imageamento com fotoestimulador, assinale a alternativa correta:
a) Artefatos no processamento da imagem, nas próprias placas de imagens nos leitores de imagem, e no esquecimento de descarregar a placa do exame anterior;
b) Apenas artefatos no processamento da imagem e nas próprias placas de imagens;
c) Apenas artefatos no processamento da imagem e esquecimento de descarregar a palaca de exame anterior;
d) Artefatos no processamento do processo rolante e filmes velados.
95) MSCONCURSOS- 2014 PREFEITURA DE ITAPORÃ/MS – Assinale a alternativa que apresenta somente ossos da face.
a) Palatinos, maxilares, occipital, maxilares e temporal;
b) Mandibulares, occipital, maxilares e palatinos;
c) Zigomático, palatinos, maxilares e mandibulares;
d) Occipital, esfenóide, etmóide e temporal
96) Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura de Pouso Alegre - MG Prova: Instituto Consulplan - 2024 - Prefeitura de Pouso Alegre -
MG - Técnico em Radiologia Dentre os princípios básicos de
radioproteção, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( V ) Tem como um dos objetivos principais a prevenção ou diminuição dos
efeitos somáticos das radiações.
( V ) A dose acumulada ao longo dos anos causa, gradativamente, mais
modificações nos genes, ainda que doses intermitentes recebidas durante o
período tenham sido pequenas.
( F ) A exposição à radiação ionizante, externa ou interna, nem sempre
causa danos às células. Não existe um valor de dose de radiação que não seja
considerado seguro.
( F ) Alguns dos danos determinísticos causados pela exposição podem ser
irreversíveis; porém, os danos genéticos são cumulativos e reversíveis. Por
essa razão, deve-se procurar reduzir ao máximo a dose dos indivíduos e da
população à radiação não ionizante. A sequência está correta em
A) V, V, F, F.
B) V, F, F, V.
C) F, V, V, F.
D) F, V, F, V.
97) Ano: 2024 Banca: FUNCERN Órgão: Prefeitura de Guamaré - RN Prova: FUNCERN - 2024 - Prefeitura de Guamaré - RN - Técnico em
Radiologia A primeira vítima fatal, nos
Estados Unidos, devido à exposição à radiação foi a assistente de Thomas
Edison, Clarence Dally. Desde esse evento, um grande esforço tem sido dedicado
para o desenvolvimento de equipamentos, técnicas e procedimentos para controlar
os níveis de radiação e reduzir a exposição desnecessária à radiação para os
trabalhadores* e para o público. O fornecimento de proteção radiológica para os
trabalhadores e para o público é a prática da proteção radiológica. Os
profissionais de proteção radiológica projetam equipamentos, calculam e
constroem blindagens e desenvolvem protocolos administrativos para manter a
exposição à radiação ALARA (“as low as reasonably achievable”), tão
baixas quanto razoavelmente exequíveis). Sobre proteção radiológica, avalie as afirmações a seguir:
I. Toda atividade de proteção radiológica em radiologia diagnóstica é voltada
para minimizar a exposição à radiação de pacientes e dos trabalhadores.
II. Os três princípios fundamentais da proteção radiológica desenvolvido para
atividades nucleares – tempo, distância e blindagem.
III. A dose recebida por um indivíduo está diretamente relacionada à duração da
exposição.
IV. O princípio ALARA é adotado por causa do modelo linear sem limiar (LNT),
que estabelece uma relação linear sem limiar mínima de dose para efeitos
estocásticos – câncer, leucemia e efeitos genéticos.
É correto o que se afirma em:
A) I e II apenas.
B) II e III apenas
C) II, III apenas.
D) I, II, III e IV
98) Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: Prefeitura de Inhumas - GO Prova: CS-UFG - 2024 - Prefeitura de Inhumas - GO - Técnico em Radiologia Segundo o Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a dose efetiva para gestantes ocupacionalmente expostas após a notificação de gestação, não deve ultrapassar.
A) 1 mSv.
B) 20 mSv.
C) 0,1 mSv.
D) 200 mSv.
99) Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura de Nova Friburgo - RJ O controle da exposição à radiação, necessário para garantir o atendimento aos requisitos estabelecidos em normas de radioproteção, fundamenta-se em três fatores principais. Sobre tais fatores, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Distância da fonte: atenuação da radiação, baseada na lei do inverso do quadrado da distância.
B) Segurança das fontes de radiação: a fonte de radiação não deve ser transferida sem autorização específica válida.
C) Blindagem: atenuação da radiação, por meio de anteparos de concreto, chumbo, aço, alumínio, dentre outros materiais.
D) Tempo de exposição: prevenção de acúmulo desnecessário de dose, pela redução do tempo de permanência na proximidade de fontes de radiação.
100) Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura de Nova Friburgo - RJ Em relação à limitação de doses, nenhum trabalhador ou indivíduo do público deve receber, por ano, doses superiores aos limites primários estabelecidos pelas autoridades competentes. O limite anual de doses equivalentes no cristalino para indivíduos ocupacionalmente expostos em mSv corresponde a:
A) 20 mSv
B) 25 mSv.
C) 50 mSv.
D) 100 mSv.
101) Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Jaru - RO Prova: IBADE - 2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Técnico em Raio X É direito de todo trabalhador que exerça atividades que operem diretamente com Raios X e substâncias radioativas, a um regime de trabalho com carga horária máxima de:
A) 20 horas semanais.
B) 28 horas semanais.
C) 24 horas semanais.
D) 22 horas semanais.
E) 30 horas semanais.
102) Ano: 2019 Banca: Instituto UniFil Órgão: Prefeitura de Iretama - PR Prova: Instituto UniFil - 2019 - Prefeitura de Iretama - PR - Técnico em Radiologia A radiação em altas doses é comprovadamente prejudicial. Por isso, órgãos do governo estabeleceram limites de dose a fim de reduzir o risco de efeitos colaterais. Qual é o limite pré estabelecido que o técnico ou tecnólogo pode receber anualmente para os cristalinos dos olhos.
A) 50 mSv.
B) 100 mSv.
C) 20 mSv.
D) 500 mSv.
103) Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Técnico em Radiologia Em radioproteção, qual a denominação que é dada ao princípio básico que determina que “nenhuma prática radiológica deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado”?
A) Universalização.
B) Prevenção.
C) Limitação de dose.
D) Otimização.
E) Justificação.
104) Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Enfermeiro - Cardilogia - Perfusionista A respeito da regulamentação sobre a proteção e os riscos relativos do trabalho do profissional de saúde que se expõe à radiação ionizante, deve-se consultar a
A) RDC nº 50 e a NR-32.
B) Política Nacional de Biossegurança e a Portaria nº 333/2018.
C) Portaria nº 1.088/1998 e a NR-50.
D) RDC nº 433/1998 e a NR-50.
E) Portaria nº 453/1998 e a NR-32.
COMPLEMENTO
RDC 433 / 2020 - dispõe sobre o arquivamento temporário de petições de medicamentos e produtos biológicos, o uso de assinatura digital e a disponibilização de cópias de processos administrativos por meio eletrônico.
NR 50 / 2002 - Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
Portaria 333 / 2018 - Institui a Estratégia do Ministério do Meio Ambiente para o alcance da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Política Nacional de Biossegurança - Focado em biossegurança.
105) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Assinale a alternativa em que todos os ossos fazem parte do tarso.
a) Escafoide, calcâneo, tálus, pisiforme
b) Calcâneo, tálus, cuboide, navicular
c) Cuboide, trapézio, capitato, navicular
d) Tálus, cuboide, navicular, piramidal
106) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Dos ossos abaixo relacionados, qual pertence ao esqueleto axial do adulto?
a) Sacro
b) Tíbia
c) Escápulas
d) Clavículas
107) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Um paciente com fratura do quadril esquerdo demonstra as seguintes características em relação à rotação típica com fratura de quadril, exceto.
a) trocânter menor no membro (esquerdo) girado externamente e mais visível, área do colo condensada.
b) eixo longitudinal do pé esquerdo girado externamente (do lado da fratura do quadril).
c) tubérculos coronoides retraídos, devido à fratura do quadril.
d) pé e membro direito não afetados em posição neutra.
108) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Relacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – Método de Settegast
2 – Método de Hughston
3 – Incidência inferossuperior
4 – Método sentado tangencial
( ) Paciente sentado, flexão do joelho >90°.
( ) Paciente em decúbito ventral, com flexão de 55° do joelho.
( ) Paciente em decúbito dorsal, com flexão de 45° do joelho.
( ) Paciente em decúbito ventral, com flexão de 90° do joelho.
a) 4 – 2 – 1 – 3
b) 3 – 1 – 4 – 2
c) 4 – 2 – 3 – 1
d) 1 – 4 – 2 – 3
109) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Qual é a rotina para o exame de joelho com carga.
a) AP bilateral com carga.
b) AP unilateral com carga e perfil unilateral com carga.
c) AP unilateral com carga e perfil unilateral sem carga.
d) AP bilateral com carga e perfil bilateral com carga.
110) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Assinale a opção em que todas as incidências são específicas para o estudo da patela.
a) Merchant, Hughston e Settegast
b) Settgast, Rosenberg e Merchant
c) Hughston, Conventry e Settegast
d) Rosenberg, Conventry e Merchant
Fonte: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/56985/aeronautica-2018-eear-sargento-da-aeronautica-radiologia-gabarito.pdf
111) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Posicionar o paciente em decúbito dorsal, flexionar ambos os joelhos em torno de 90°, manter as superfícies plantares juntas e realizar abdução de ambos os fêmures de 40° a 45° a partir da vertical, raio central perpendicular, direcionado a um ponto 7,5cm abaixo do nível da EIAS. Esse posicionamento recebe o nome de método de:
a) Cleaves modificado.
b) Taylor.
c) Teufel.
d) Judet.
112) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Os seios frontais raramente se tornam aerados antes de qual idade?
a) 2 anos de idade
b) 3 anos de idade
c) 4 anos de idade
d) 6 anos de idade
113) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Assinale a alternativa que preenche corretamente e a lacuna da assertiva a seguir.
A _______ é mostrada no ponto de bifurcação na margem mais baixa da divisão da traquéia em brônquios direito e esquerdo.
a) raiz.
b) carina.
c) tireoide
d) base.
114) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Quais são os quatro termos importantes que descrevem a anatomia da cavidade abdominal.
a) Pâncreas, mesentério, cólon, baço
b) Peritônio, mesentério, omento, mesocólon
c) Omento, mesocólon, fígado, estômago
d) Pâncreas, fígado, vesícula biliar, baço
115) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Qual das incidências abaixo mostra com clareza os quatro grupos de seios da face?
a) Perfil
b) Submentovértice
c) Método de Caldwell
d) Método de Waters com a boca aberta
116) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. O rombencéfalo é composto por
a) cerebelo, ponte, tálamo.
b) cérebro, tálamo, hipotálamo.
c) cérebro, ponte, medula espinal.
d) cerebelo, ponte, medula oblonga.
117) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Qual o nome do espaço meníngeo que fica entre a dura-máter e a aracnoide?
a) subaracnoideo
b) subdural
c) epidural
d) subpial
118) MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Sobre princípios de posicionamento para traumatismo e radiografia móvel, responda com (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Duas incidências a 90° entre si e alinhamento verdadeiro entre raio central-parte -receptor de imagem.
( ) Manter a segurança do paciente, da equipe de treinamento e do público.
( ) Incluir toda a estrutura ou área de trauma no receptor de imagem.
( ) Realizar apenas uma incidência em AP.
a) V – V – V – F
b) F – V – V – F
c) F – F – F – V
d) V – F – F – V
119) MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo. A cavidade do terceiro ventrículo comunica-se póstero inferormente com o quarto ventrículo, por meio de uma passagem conhecida como _______________.
a) aqueduto cerebral
b) corno posterior
c) recesso lateral
d) corno anterior
120) MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Em relação as incidências oblíquas anteriores do tórax, podemos afirmar que:
a) algumas posições para estudo do coração necessitam de uma OAE com um aumento da rotação para 60°.
b) é realizada principalmente para excluir calcificações e massas por detrás das clavículas.
c) uma rotação (25° a 30°) pode ser interessante para uma melhor visualização de várias áreas dos pulmões, em caso de possível doença pulmonar.
d) para oblíquas anteriores, o lado de interesse geralmente é o lado mais próximo do receptor de imagem.
121) MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Em relação as incidências oblíquas anteriores do tórax, podemos afirmar que:
a) algumas posições para estudo do coração necessitam de uma OAE com um aumento da rotação para 60°.
b) é realizada principalmente para excluir calcificações e massas por detrás das clavículas.
c) uma rotação (25° a 30°) pode ser interessante para uma melhor visualização de várias áreas dos pulmões, em caso de possível doença pulmonar.
d) para oblíquas anteriores, o lado de interesse geralmente é o lado mais próximo do receptor de imagem.
122) MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Na incidência oblíqua posterior para coluna lombar, o paciente, em uma oblíqua a 50° do plano da mesa, visualiza melhor as articulações zigapofisárias em
a) L1 a L2
b) L2 a L3
c) L4 a L5
d) L5 a S1
123) MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Em qual das opções descreve o posicionamento da incidência AP de polegar (método de Robert modificado)?
a) Girar internamente o braço até que a face posterior do polegar repouse no receptor de imagem. Raio central direcionado proximalmente a 15º em direção ao punho.
b) Mão pronada e o polegar abduzido, em seguida, girar a mão levemente no sentido medial. Raio central perpendicular.
c) Abduzir levemente o polegar com a superfície palmar da mão em contato com o receptor de imagem. Raio central 25º cefálicos.
d) Girar somente o polegar externamente e prendê-lo para que não retorne à posição natural. Raio central perpendicular.
124) MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. A incidência AP oblíqua bilateral de mão é realizada comumente para avaliar evidência precoce de:
a) osteoporose.
b) lesão de Bankart.
c) artrite reumatóide.
d) luxação dos metacarpos.
125) MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. O que é demonstrado especificamente na incidência tangencial-saída do supraespinhal, exame de ombro para traumatismo, conhecida como método de Neer?
a) Arco coracoacromial
b) Perfil do processo coracoide
c) Fraturas verticais da escápula
d) Fraturas horizontais da escápula
126) Ano: 2019 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Mandaguari - PR Prova: FAUEL - 2019 - Prefeitura de Mandaguari - PR - Técnico de
Raio-X A divergência do feixe de raios X
causa distorção na imagem radiográfica, que é definida pela apresentação
errônea do tamanho ou forma do objeto. O profissional de radiologia deve
controlar e minimizar essa distorção o máximo possível.
Com relação aos fatores principais de controle de distorção, assinale a
INCORRETA:
a) Distância do receptor de fonte- imagem (DFR).
b) Distância do receptor do objeto – imagem (DOR).
c) Tamanho do ponto focal.
d) Alinhamento e centralização do raio central.
127) Ano: 2023 Banca: Instituto Darwin Órgão: Prefeitura de Lagoa de Itaenga - PE Prova: Instituto Darwin - 2023 - Prefeitura de Lagoa de Itaenga - PE - Técnico em Radiologia Na Incidência de Tornozelo Oblíqua Rotação Medial de 45º tem-se:
A) RC perpendicular, incidindo em um ponto médio entre os maléolos.
B) RC perpendicular, incidindo no maléolo medial.
C) RC perpendicular, incidindo para um ponto médio do tálus.
D) RC perpendicular, incidindo em um ponto 2,5 cm inferior ao maléolo medial.
E) RC perpendicular, incidindo para um ponto médio da tíbia.
128) Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Técnico em Radiologia A unidade de radioatividade Curie (Ci) é igual a 3,7 x 10, a décima potência de desintegrações por segundo. A unidade de medida que pode ser utilizada também para representar uma atividade radioativa de 1Ci é
A) 3,7 Rem.
B) 37 Giga Gray.
C) 3,7 Mega Gray.
D) 37 Giga Becquerels.
E) 37 Mega Becquerels.
Resposta
1Ci- 37GBq
1Gy- 100Rad
1R- 2,58x10-4 C/kg
1Sv- 100Rem
129) Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBSERH Prova: CESPE - 2018 - EBSERH - Técnico em Radiologia A respeito de efeitos biológicos decorrentes da exposição à radiação ionizante, julgue o item seguinte. O efeito biológico corresponde à resposta natural de um organismo a um agente agressor ou modificador. No entanto, o surgimento desse efeito não significa uma doença.
Alternativas
( X ) Certo
( ) Errado
Alternativa certa. O organismo possui formas de defesa que conseguem controlar ou eliminar o dano sofrido pela célula, apenas quando este dano é passado para frente é que surgem os efeitos orgânicos (doenças).
130) Ano: 2024 Banca: Instituto Darwin Órgão: Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Os efeitos biológicos provocados pela radiação ionizante são de natureza bastante variável e dependem de fatores como dose total recebida, se esta foi aguda ou crônica, se localizada ou de corpo inteiro. A respeito das características gerais desses efeitos, assinale a alternativa correta.
A) A célula possui mecanismos de reparo, podendo, em caso de danos parciais, resintetizar ou restaurar uma estrutura danificada.
B) A maior parte das alterações causadas pelas radiações ionizantes que afetam células e organismos se transmite a outras células ou outros organismos.
C) A radiossensibilidade das células é diretamente proporcional ao seu grau de especialização e inversamente proporcional à sua capacidade de reprodução.
D) Para fins de proteção radiológica, um dos efeitos biológicos da radiação é classificado como estocástico, que é aquele que surge em um curto espaço de tempo (dias, horas, minutos), a partir de um valor de dose limiar, e sua gravidade é em função do aumento dessa dose.
131) Ano: 2023 Banca: IV - UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO A morte imediata pela radiação ocorre através da exposição de altíssimas doses devido à síndrome aguda de radiação (SAR) causada pela morte celular. São sintomas da SAR:
A) tontura, náuseas e linfoma.
B) febre, diarreia e anemia.
C) hemorragia, leucemia e vômitos.
D) dor abdominal, leucemia e linfoma.
132) Ano: 2023 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Indivíduos ocupacionalmente expostos ou do público não podem receber valores de dose efetiva e dose equivalente que ultrapassem valores preestabelecidos por normas. Tal afirmativa refere-se ao seguinte princípio da radioproteção:
A) limitação.
B) otimização.
C) justificação.
D) racionalização.
E) ponderação.
133) Ano: 2023 Banca: LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita Órgão: Prefeitura de Dom Eliseu - PA Qual é o mecanismo molecular responsável pela radioresistência observada em algumas células?
A) Ativação de vias de reparo do DNA
B) Ativação de vias de apoptose
C) Ativação de vias de sinalização celular
D) Redução da taxa de proliferação celular
E) Aumento da capacidade antioxidante
134) Ano: 2023 Banca: LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita Órgão: Prefeitura de Dom Eliseu - PA Qual é o limiar de dose para a radiação ionizante causar efeitos determinísticos em humanos?
A) 1 mSv
B) 10 mSv
C) 100 mSv
D) 1 Sv
E) 10 Sv
135) Ano: 2023 Banca: LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita Órgão: Prefeitura de Dom Eliseu - PA Como é transmitida a informação da radiossensibilidade de uma célula para suas células filhas durante a divisão celular?
A) Pela replicação do DNA
B) Pela síntese de proteínas específicas
C) Pela ativação de genes supressores de tumor
D) Pela transmissão de sinais elétricos
E) Pela ativação de vias metabólicas específicas
136) Ano: 2023 Banca: LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Qual das seguintes afirmações é verdadeira em relação à reversibilidade dos efeitos da radiação em células?
A) Os efeitos da radiação são sempre irreversíveis
B) Os efeitos da radiação são sempre completamente reversíveis
C) A reversibilidade dos efeitos da radiação depende da dose recebida
D) A reversibilidade dos efeitos da radiação depende da idade do indivíduo
E) A reversibilidade dos efeitos da radiação depende do tipo de radiação ionizante.
(A) A grade antiespalhamento ou difusora é utilizada para barrar as radiações primárias de baixa energia, reduzindo a dose de radiação no paciente.
(B) O chassi é um dispositivo que apresenta dois écrans, os quais têm a função de converter os raios X em luz visível, contribuindo para a escolha de menores valores de técnicas de exposição.
(C) O filme radiográfico é feito de uma camada protetora, camada refletora, camada de fósforo e base. A camada de fósforo quando atingida pelos raios X ocasiona o enegrecimento do filme.
(D) O processamento automático do filme é realizado com um equipamento que contém rolos e tanques. Portanto, a passagem do filme ocorre primeiro pelo revelador, depois pela água, fixador, lavagem e secagem.
140) Ano 2024- Instituto AOCP- Prefeitura de Uberaba MG- Paciente do sexo feminino, 25 anos, estava com queixa de lacrimejamento (epífora) há dois dias. Procurou um oftalmologista e relatou o que estava incomodando. Para um melhor tratamento e investigação do motivo do lacrimejamento, o médico solicitou um exame radiológico denominado dacriocistografia. Para a realização desse exame, o técnico em radiologia deve realizar os seguintes posicionamentos: Caldwell, Waters, perfil e oblíquas. Assinale a alternativa que descreve corretamente esses posicionamentos e incidências.
(A) A paciente na posição de Waters fica em ortostase ou decúbito ventral, com o nariz e a boca apoiados no bucky ou na mesa. O raio central é angulado em 30º caudais incidindo na protuberância occipital externa.
(B) A paciente na posição de Waters fica em ortostase ou decúbito dorsal, com o mento elevado. O raio central é angulado em 30º cefálicos incidindo no násio.
(C) A paciente na posição de Caldwell fica em ortostase ou decúbito dorsal, com o crânio apoiado no bucky ou na mesa. O raio central é perpendicular ao filme incidindo sobre a glabela.
(D) A paciente na posição de Caldwell fica em ortostase ou decúbito ventral, com o nariz e atesta apoiados no bucky ou na mesa. O raio central é angulado em 15º caudais saindo no násio.
141) Ano 2024- Instituto AOCP- Prefeitura de Uberaba MG- O técnico em radiologia trabalha em um ambiente considerado insalubre devido à exposição às radiações ionizantes. Isso requer que esse profissional conheça os princípios gerais de segurança no trabalho e as normas de radioproteção. Considerando esses temas, assinale a alternativa correta.
(A) Os riscos químicos são definidos como riscos ambientais que se apresentam em forma de energia, como as radiações ionizantes e as radiações não ionizantes, por exemplo.
(B) A sala de raios X de um setor de imagem é classificada como área livre, ou seja, é uma área que requer medidas específicas de proteção radiológica.
(C) Os limites de dose para os indivíduos ocupacionalmente expostos (IOE) que trabalham em áreas supervisionadas e para os que trabalham em áreas controladas são distintos.
(D) Área supervisionada é qualquer área que requer vigilância e em que as condições de exposição dos trabalhadores precisam ser mantidas sob supervisão, porém não é classificada como controlada.
142) Ano 2024- Instituto AOCP- Prefeitura de Uberaba MG- Paciente do sexo feminino, 68 anos, é hipertensa há 30 anos e controla a pressão arterial com medicamentos. Ela agendou uma consulta com o cardiologista, pois sente dificuldades ao andar devido à fadiga excessiva. Faz alguns anos que ela sente esse incômodo e já teve histórico de infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca congestiva descompensada. Portanto, o cardiologista solicitou o exame de cintilografia de perfusão do miocárdio para avalição. A paciente foi realizar o exame e, chegando ao setor de medicina nuclear, o técnico em radiologia passou as recomendações para o exame e selecionou o radiofármaco adequado. Assinale a alternativa que apresenta as recomendações corretas para esse caso e o radiofármaco a ser utilizado.
(A) A paciente irá realizar o exame com as etapas de repouso e estresse, sendo que a etapa de estresse será com o uso de fármacos. O radiofármaco utilizado será o metilenodifosfonato (MDP) marcado com tálio (Tl-201).
(B) A paciente irá realizar o exame com as etapas de repouso e estresse, sendo que a etapa de estresse será realizada na esteira ergométrica. O radiofármaco utilizado será o dietilenotriaminopentacético (DTPA) marcado com tecnécio (Tc-99m).
(C) A paciente irá realizar o exame com as etapas de repouso e estresse, sendo que a etapa de estresse será realizada na esteira ergométrica. O radiofármaco utilizado será o sestamibi (MIBI) marcado com iodo (I-131).
(D) A paciente irá realizar o exame com as etapas de repouso e estresse, sendo que a etapa de estresse será com o uso de fármacos. O radiofármaco utilizado será o sestamibi (MIBI) marcado com tecnécio (Tc-99m).
143) Ano 2024- Instituto AOCP- Prefeitura de Uberaba MG- Inicialmente a medicina utilizava o sistema de radiologia convencional em que os filmes eram sensibilizados pela radiação X e, posteriormente, revelados na câmara escura. Atualmente, no Brasil, há tecnologias que fornecem imagens digitais como a Radiografia Computadorizada, ou Computed Radiography (CR), e a Radiografia Digital, ou Digital Radiography (DR). Cada uma dessas tecnologias tem vantagens e desvantagens. Sobre o processamento de imagens digitais, assinale a alternativa correta.
(A) Bit é a abreviação do termo em inglês binary digit que significa “dígito binário”. Pode-se definir esse termo como a codificação numérica que um sistema computadorizado utiliza para a realização de suas tarefas internas e que pode ter somente dois valores: 0 e 1.
(B) Voxel é o menor elemento que compõe uma imagem digital e pode-se afirmar que as matrizes utilizadas nas imagens médicas podem ser de baixa resolução, ou seja, uma matriz 32x32 voxels, ou de alta resolução, uma matriz 2048x2048 voxels.
(C) O tamanho do pixel não depende do tamanho do detector, ou seja, do FOV (field of view). Dessa forma, para se obter o tamanho do FOV ou área do receptor de imagem/cassete, divide-se o valor do voxel pela matriz da aquisição do sistema.
(D) O processamento digital ocorre pela função transferência de modulação (MTF). A MTF é função de transferência que mede as características da saída para um sistema.
144) Ano 2024- Instituto AOCP- Prefeitura de Uberaba MG- A radiação ionizante, quando em contato com o corpo humano, pode ocasionar efeitos físicos, químicos, biológicos e orgânicos. De acordo com a radiobiologia, assinale a alternativa correta.
(A) Os efeitos físicos ocorrem quando há a produção de radicais livres e íons devido à interação da radiação com o organismo, podendo ocorrer a radiólise, ou seja, a quebra da molécula de água.
(B) Os efeitos químicos referem-se ao surgimento das doenças como o câncer, por exemplo. Nesse efeito, as células não conseguem reparar o dano ocasionado pela radiação, aparecendo os sintomas.
(C) Os efeitos biológicos referem-se à resposta natural de um organismo ou parte dele à exposição à radiação ionizante. O aparecimento desse efeito não significa uma doença.
(D) Os efeitos orgânicos referem-se ao primeiro contato da radiação com o corpo, ou seja, é a etapa em que ocorre a ionização dos átomos do corpo do paciente. Essa fase dura cerca de 10-13 segundos.
PROVA DE UBERABA INSTITUTO OACP
PROVA CONCURSO PREFEITURA DE UBERABA-MG
145) Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: Prefeitura de Paulínia - SP Prova: FGV - 2021 - Prefeitura de Paulínia - SP - Técnico de Radiologia No estudo radiológico da bacia, a incidência anteroposterior (AP) com inclinação cefálica, também conhecida como incidência de Taylor ou bacia em outlet, é indicada para avaliação das seguintes estruturas:
A) articulações coxo-femorais, sacro-ilíacas e púbis.
B) asas dos ilíacos, sínfise pubiana e forames obturadores.
C) sacro, articulações sacro-ilíacas e forames sacrais.
D) ramos do púbis e dos ísquios e da sínfise pubiana.
E) transição lombo-sacra, cóccix e ilíacos
146) Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Técnico em Radiologia Em relação à histerossalpingografia, assinale a opção que indica as incidências radiológicas localizadas da pelve que devem ser realizadas.
A) Posteroanterior(PA), oblíquas posteriores direita e esquerda e perfil.
B) Anteroposterior (AP), oblíquas posteriores direita e esquerda e perfil.
C) Postero-anterior (PA), perfil direito e esquerdo, oblíqua posterior esquerda e tangencial.
D) Antero-posterior (AP), decúbito lateral com raios horizontais e oblíquas anteriores direita e esq.
E) Postero-anterior (PA), decúbito lateral com raios horizontais, oblíquas anteriores direita e esquerda e perfil.
147) Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Técnico em Radiologia. As
manifestações patológicas de uma radioexposição são classificadas em funções de
leis que regem seu aparecimento, sendo um objetivo da radioproteção evitar ao
máximo possível, danos ao paciente.
O efeito biológico das radiações ionizantes que causam eritema e
descamação seca na pele e flictenas, é
A) determinístico.
B) carcinogênico.
C) hereditário.
D) estocástico.
E) randômico.
148) Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Técnico em Radiologia O indivíduo ocupacionalmente exposto deve usar dosímetro individual durante sua jornada de trabalho. Em relação ao dosímetro, assinale a recomendação correta.
A) Deve ser trocado semanalmente.
B) Deve ser usado por mais de um usuário, desde que não seja no mesmo horário/turno de trabalho.
C) Deve ser mantido dentro da sala de exames, quando não estiver em uso.
D) Deve ser usado estritamente como estabelecido nas instruções de uso do fabricante e no Programa de Proteção Radiológica.
E) É de uso obrigatório, mesmo em consultório odontológico isolado com apenas 1 (um) equipamento de raio-x intraoral, com carga de trabalho máxima estimada em até 4mA.min/semana.
149) Ano 2023- Instituto Verbena- Concurso Público para provimento dos cargos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Itapuranga-GO. Foi solicitada uma radiografia da coluna cervical a uma paciente com 65 anos com dor cervical e irradiação aos membros superiores. Qual a incidência de escolha para avaliação dos forames intervertebrais e elucidação diagnóstica?
(A) Anteroposterior transoral (direita e esquerda).
(B) Oblíqua anteroposterior (direita e esquerda).
(C) Posteroanterior com inclinação lateral (direita e esquerda).
(D) Perfil (direito e esquerdo) com abertura oral.
150) Ano 2023- Instituto Verbena- Concurso Público para provimento dos cargos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Itapuranga-GO. Adolescente do sexo masculino com dor à movimentação do quadril direito e marcha claudicante. Foi solicitada uma radiografia da bacia em posição de Lowenstein. Sobre essa incidência, o posicionamento adequado é realizado
(A) em decúbito ventral com joelhos estendidos.
(B) em decúbito lateral esquerdo com flexão e abdução dos quadris.
(C) em decúbito dorsal com joelhos flexionados e face plantar dos pés unidas.
(D) em decúbito lateral direito com flexão do joelho esquerdo sobre a perna direita.
151) Ano 2023- Instituto Verbena- Concurso Público para provimento dos cargos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Itapuranga-GO. Durante o exame físico do tornozelo, observam-se duas proeminências ósseas chamadas maléolos, sendo uma lateral e outra medial. O maléolo lateral é um acidente ósseo
(A) da Fíbula.
(B) da Tíbia.
(C) do Calcâneo.
(D) do Tálus.
152) Ano 2023- Instituto Verbena- Concurso Público para provimento dos cargos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Itapuranga-GO. A proteção radiológica tem por objetivo proteger as pessoas dos efeitos biológicos decorrentes da exposição à radiação ionizante. O gerenciamento setorial definido pela norma CNEN NN 3.01 (2014) estabelece que as áreas de trabalho devem ser classificadas em:
(A) áreas controladas, áreas supervisionadas e áreas livres.
(B) áreas integrativas, áreas de exposição e áreas laborais.
(C) áreas com radiação, áreas gerais e áreas de repouso.
(D) áreas de enfermagem, áreas de comando e áreas do equipamento.
153) Ano: 2015 Banca: CPCON Órgão: Prefeitura de Catolé do Rocha - PB Prova: Técnico em Raio-X . A incidência de Harris-Beath é:
A) Túnel intercondilar do fêmur distal.
B) Axial da patela.
C) Oblíqua da vértebra.
D) Tangencial do calcâneo.
E) Tornozelo com stress em varo.
154) Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Técnico em Radiologia
Na realização de uma radiografia em AP de joelho, pode-se considerar que o exame está adequado, quando a patela se encontra sobreposta
A) à extremidade proximal da tíbia.
B) à extremidade proximal da fíbula.
C) ao côndilo lateral do fêmur.
D) à extremidade distal do fêmur.
E) à eminência intercondiliana da tíbia.
155) Ano: 2023 Banca: LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita Órgão: Prefeitura de Dom Eliseu - PA Qual é o efeito do ângulo de incidência dos raios X em relação ao objeto no espectro dos raios X produzidos?
A)
Aumento da intensidade dos raios X de alta
energia. ???
B) Aumento da intensidade dos raios X de baixa energia.
C) Deslocamento do espectro para o vermelho.
D) Deslocamento do espectro para o violeta.
E) Não há efeito no espectro dos raios X produzidos.
156) Ano: 2016 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2016 - EBSERH - Técnico em Radiologia - (HU-FURG) Assinale a alternativa correta. Na utilização do sistema CR (radiologia computadorizada) e do sistema DR (radiologia digital), a principal distinção entre os sistemas no protocolo de operação dos equipamentos é:
A) Que no sistema CR utiliza-se o cassete para realização dos exames, enquanto no DR utiliza-se o receptor de imagem no próprio equipamento de raios X, tornando-se o processo de trabalho mais eficiente.
B) Que no sistema DR tendo em vista o processamento da imagem, o tempo de espera é maior, com a necessidade de espera do paciente para confirmação do exame.
C) O sistema CR por ser mais eficiente, requer um custo maior na sua compra, sendo mais eficiente do que o sistema DR.
D) O sistema CR possui a capacidade do uso de adaptação a outro sistema para utilização como radiologia convencional, sendo que o sistema DR não permite.
E) O sistema DR necessita da utilização de dois operadores do sistema, um para realizar o exame e outro para manipular os equipamentos de digitalização de imagens, já o sistema CR não existe tal necessidade.
157) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). O tipo de radiação que ocorre com frequência na formação do feixe de raios-X e que se origina na passagem de um elétron bem próximo ao núcleo de um átomo do material do alvo (anódio), gerando raios-X com energias diferentes, é denominado
(A) frenamento.
(B) característico.
(C) extrafocal.
(D) perpendicular.
(E) monoenergético
158) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Ao trabalhar com raios-X diagnósticos, o técnico de radiologia,para monitorar a dose de irradiação, deve usar durante sua jornada de trabalho e enquanto permanecer em área controlada, o seguinte dispositivo:
(A) avental de chumbo
(B) cone
(C) colimador
(D) dosímetro
(E) protetor de tireoide.
159) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Em relação à anatomia radiológica do tórax, o lobo superior direito apresenta os segmentos:
(A) medial e lateral.
(B) superior, basal anterior, basal medial e basal posterior.
(C) superior e inferior.
(D) superior, médio e lingular.
(E) apical, anterior e posterior
Resposta: O pulmão direito tem três lobos, enquanto o esquerdo tem dois. Os lobos pulmonares são separados por fissuras, e os segmentos broncopulmonares são as unidades funcionais do tecido pulmonar
160) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Assinale a opção que indica a técnica que utiliza o princípio da falta de nitidez dinâmica, causada pela movimentação da estrutura anatômica durante a exposição radiográfica, de forma que com o movimento de uma determinada estrutura, ela se apagará da imagem radiográfica, aparecendo com nitidez a imagem da estrutura fixa, sem movimento.
(A) Tomografia linear.
(B) Autotomografia.
161) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE. Assinale a opção que indica o equipamento radiológico que é composto por mesa bucky e bucky vertical, dentre outros componentes.
(A) Aparelho transportável.
(B) Aparelho fixo.
(C) Arco cirúrgico.
(D) Aparelho de hemodinâmica.
(E) Densitômetro.
162) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Assinale a opção que mostra as incidências que podem ser realizadas para avaliação radiográfica dos seios da face.
(A) Anteroposterior, oblíqua Axial, Stenvers e Schuller.
(B) Transorbitária, Reverchon, Hirtz e Mayer.
(C) Fronto-naso, mento-naso, perfil e Hirtz.
(D) Chaussé, Stenvers, Schuller e Hirtz.
(E) Oblíquas, perfil, Bretton e Reverchon.
163) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE.). Para evitar a possibilidade de anódio rachado em um aparelho de radiodiagnóstico, deve ser adotado o seguinte procedimento:
(A) Sempre colocar avental plumbífero e fazer o disparo a 2 metros de distância do tubo.
(B) Fazer três disparos, iniciando com kV bem baixo e subindo gradualmente nos disparos seguintes, com um intervalo de tempo razoável entre eles.
(C) Sempre manter a sala refrigerada e usar técnica com mA elevado.
(D) Colocar o tubo numa distância mínima de 3 metros do paciente e usar o menor kV e o menor mAs possíveis.
(E) Verificar a gaseificação do tubo diariamente ao término do plantão.
164) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Em relação ao exame radiográfico em perfil da parte nasal da faringe (cavum), assinale a opção que indica um erro comum.
(A) Fazer a incidência com o paciente respirando pela boca.
(B) O paciente deve estar preferencialmente em posição ortostática ou sentado, de lado no bucky vertical.
(C) O paciente deve permanecer imóvel, com a boca fechada.
(D) O raio central deve incidir perpendicularmente ao plano central mediano, centralizado no plano coronal, entrando aproximadamente 2 cm adiante do poro acústico externo.
(E) A cabeça deve ser posicionada sem rotação em perfil com seu plano sagital mediano paralelo ao bucky vertical.
Questão anulada.
165) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Paciente vítima de queda da própria altura, deu entrada no Pronto-Socorro com dor no hemitórax esquerdo e suspeita de fratura. Ao se fazer a avaliação radiográfica dos arcos costais (costelas), deve-se adotar, como rotina básica, a seguinte incidência:
(A) Radiografias em AP em ins e expiração.
(B) Apico-lordótica e Laurell.
(C) Antero-posterior e oblíqua antero-posterior.
(D) Postero-anterior e perfil.
(E) Laurell direito e esquerdo.
166) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Quando usamos um sistema CR para gerar uma imagem radiográfica digital com aparelho de Raio-X convencional, são utilizados écrans de armazenamento que são montados em chassis e podem ser lidos e reutilizados várias vezes após o escaneamento. Assinale a opção que indica o material do qual são feitos esses écrans.
(A) Gadolínio.
(B) Terras raras.
(C) Alumínio.
(D) Fósforo.
(E) Tungstênio.
167) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Em um exame radiológico para avaliação de infertilidade feminina (histerossalpingografia), o tipo do meio de contraste a ser utilizado deve ser o
(A) gadolínio.
(B) iodado hidrossolúvel.
(C) sulfato de bário.
(D) supermagnético.
(E) ferromagnético.
168) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Para um estudo radiográfico da idade óssea, deve ser feita uma
(A) radiografia da mão e do punho em posteroanterior.
(B) radiografia da coluna vertebral em anteroposterior.
(C) radiografia do crânio em posteroanterior e perfil.
(D) escanometria de membros inferiores.
(E) radiografia da transição craniocervical.
169) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Para uma escanometria pela técnica de Farril são realizadas três incidências em uma mesma imagem radiográfica. Assinale a opção que apresenta as articulações que devem ser incluídas.
(A) Lombo-sacra, sacro-cocígea e bacia.
(B) Atlanto-axial, unciformes e interapofisárias.
(C) Esterno-clavicular, costo-vertebral e quadris.
(D) Quadris, joelhos e tornozelos.
(E) Punhos, cotovelos e ombros.
170) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). De acordo com a legislação vigente, assinale a opção que indica a idade mínima para se trabalhar com raios-X diagnósticos ou intervencionistas.
(A) 16 anos.
(B) 17 anos.
(C) 18 anos.
(D) 19 anos.
(E) 20 anos.
171) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Quando o dosímetro individual, que serve para monitorar as doses de radiação no ambiente de trabalho, não estiver em uso, o técnico deve adotar, de acordo com a legislação vigente, a seguinte conduta:
(A) deve ficar de posse do dosímetro, pois este é uma importante ferramenta para proteção radiológica.
(B) deve manter o dosímetro protegido com avental plumbífero.
(C) deve deixar o dosímetro em área controlada, porém distante do tubo de raios-X.
(D) deve manter o dosímetro junto ao dosímetro padrão, em local seguro na área livre.
(E) deve deixar o dosímetro de dia em área livre e, à noite, mantê-lo em área controlada.
172) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). De acordo com a legislação vigente, as salas, em que se realizam procedimentos radiológicos diagnósticos ou intervencionistas, devem possuir barreiras físicas, com blindagem suficiente para garantir a manutenção de níveis de dose tão baixos quanto razoavelmente exequíveis, não ultrapassando os níveis de restrição de doses. Essas salas são classificadas como áreas:
(A) refrigeradas.
(B) controladas.
(C) livres.
(D) sinalizadas.
(E) fechadas.
173) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). A incidência radiológica para avaliação do tórax, em que o paciente fica em decúbito lateral com os membros superiores posicionados sobre a cabeça e a região posterior do tórax encostada no bucky vertical, é a:
(A) ápico-lordótica.
(B) postero-anterior.
(C) Laurell.
(D) perfil.
(E) oblíqua
174) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). No estudo radiográfico da coluna vertebral, a incidência semiaxial anteroposterior do sacro, também conhecida como incidência deFergunson, avalia a(s)
(A) região atlanto-axial.
(B) transição torocolombar.
(C) região coccígea.
(D) articulação lombossacra (L5-S1).
(E) articulações costovertebrais.
175) BANCA- FGV- SEMSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS (ESPECIALISTA EM SAÚDE). Ao avaliar um paciente com suspeita de pés planos, o médico solicitou radiografias para avaliação dos arcos e eixos do pé com carga. Assinale a opção que indica as incidências que devem ser realizadas.
(A) Posteroanterior e oblíquas posteriores internas.
(B) Anteroposterior com estresse lateral e medial.
(C) Anteroposterior e perfil lateromedial.
(D) Tangenciais e oblíquas em decúbito ventral.
(E) Axial superoinferior, posteroanterior e oblíquas
176) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Um paciente com dor torácica bilateral realizou raio-X de tórax nas incidências em PA, Perfil esquerdo e Perfil direito. Contudo, as radiografias em perfil não foram identificadas (E ou D). Nesse caso, avalie se as afirmativas a seguir, referentes a características anatômicas que podem auxiliar na diferenciação entre Perfil esquerdo e Perfil direito, estão corretas.
I. Na incidência em Perfil Esquerdo, costuma-se visualizar o fundo gástrico posteriormente e inferiormente à silhueta cardíaca.
II. Na incidência em Perfil Direito, a silhueta cardíaca é menos aumentada, pois o ventrículo esquerdo está mais próximo do detector.
III. Na incidência em Perfil Esquerdo, a hemicúpula diafragmática ipsilateral pode ficar parcialmente obscurecida pela projeção do coração.
IV. A Aorta Descendente geralmente é observada com maior nitidez no Perfil Direito.
V. Na incidência em Perfil Direito, o fígado pode ser observado como uma densidade homogênea, servindo como principal sinal de identificação.
Estão corretas apenas as afirmativas
(A) I e III.
(B) II, IV e V.
(C) I, III e IV.
(D) III e V.
(E) I, II e III.
177) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- A incidência ou o método de Fleischner é uma técnica utilizada para avaliar
(A) o pulmão.
(B) o abdome.
(C) a pelve.
(D) o crânio.
(E) o mediastino.
178) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Ao fazer uma radiografia com alto contraste, devemos utilizar o seguinte critério técnico:
(A) menor miliamperagem possível e alta quilovoltagem.
(B) alta miliamperagem e baixa quilovoltagem.
(C) tempo de exposição muito longo.
(D) miliamperagem e quilovoltagem na mesma intensidade.
(E) tempo de exposição médio.
179) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Em relação às imagens, assinale a afirmativa correta.
(A) Uma imagem perpendicular ao longo do eixo do paciente é uma imagem axial.
(B) Uma imagem paralela ao plano frontal do paciente é uma imagem sagital.
(C) A imagem coronal é uma imagem paralela ao plano lateral do paciente.
(D) A imagem axial é uma imagem paralela ao longo do eixo do paciente.
(E) A imagem sagital só pode ser obtida fazendo-se varredura com o paciente em decúbito lateral na mesa de exame.
180) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Correlacione as colunas a seguir.
1. Tecnécio-99-Sestamibi
2. Tecnécio-99-DTPA
3. Iodo-131
4. Índio-111
5. Tecnécio-99-coloidal
( ) usado para imagens do esôfago.
( 3) usado para imagens da tireoide.
( ) usado para imagem renal.
( 1 ) usado para imagem do coração.
( ) usado para marcar leucócitos.
A correlação correta, na ordem apresentada, é
(A) 5 – 4 – 1 – 2 – 3.
(B) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
(C) 3 – 4 – 2 – 1 – 5.
(D) 5 – 3 – 2 – 1 – 4.
(E) 5 – 1 – 4 – 3 – 2
181) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- A radiografia do tórax, uma técnica secular e insubstituível, faz parte da prática médica. Na realização dessa técnica, com a finalidade de reduzir o efeito da magnificação e melhorar a nitidez da imagem, o exame deve ser realizado à seguinte distância da fonte de raios X:
(A) 1,40 m.
(B) 1,00 m.
(C) 1,80 m.
(D) 1,20 m.
(E) 1,60 m
182) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- O ruído acústico gerado durante um exame de ressonância magnética, embora desagradável para muitos pacientes, não costuma causar danos permanentes à audição. A intensidade de ruído no interior do scanner de ressonância magnética de 3 Teslas pode atingir, em decibéis, níveis em torno de
(A) 130.
(B) 100.
(C) 160.
(D) 190.
(E) 210.
183) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Em ressonância magnética, tempo de eco é
(A) o intervalo de tempo entre o pulso de inversão de radiofrequência de 180 e o pulso de excitação de radiofrequência de 90 em sequências de pulso de inversão- recuperação.
(B) o tempo de aquisição total.
(C) o período de tempo da aplicação do pulso de radiofrequência até o pico de sinal induzido na bobina.
(D) o tempo necessário para recuperação de 63% da magnetização.
(E) o tempo decorrido entre cada pulso excitatório
184) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Os efeitos adversos da radiação de natureza aleatória que aumentam a probabilidade de pacientes desenvolverem tumores, são conhecidos como
(A) estocásticos.
(B) assimétricos.
(C) determinísticos.
(D) simétricos.
(E) genuínos.
185) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Assinale a afirmativa correta em relação à técnica radiográfica.
(A) A maior radiação que atinge o filme ou receptor torna a imagem mais branca.
(B) A maior radiação que atinge o filme ou receptor escurece a imagem.
(C) Os ossos e objetos de metal absorvem menos radiação, por isso são brancos.
(D) Os pulmões absorvem muita radiação, por isso são escuros.
(E) A imagem é formada em razão direta da quantidade de radiação por segundo tanto na técnica convencional quanto na técnica digital.
186) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- A dose máxima acumulada permitida de radiação por tempo de vida para um profissional técnico com 60 anos de idade é, em mSievert,
(A) 200.
(B) 300.
(C) 400.
(D) 500.
(E) 600.
187) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Átomos que têm o mesmo número atômico e diferentes números de massa são
(A) isóbaros.
(B) isótonos.
(C) instáveis.
(D) isótopos.
(E) impuros.
188) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- O osso mais longo e mais forte do corpo humano é
(A) a ulna.
(B) o rádio.
(C) o fêmur.
(D) a tíbia.
(E) o ílio.
189) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- A incidência de Caldwell é mais apropriada para o estudo radiográfico de
(A) mandíbula.
(B) coluna cervical.
(C) articulação temporomandibular.
(D) seios da face.
(E) esterno.
190) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- No estudo do abdome agudo, as incidências básicas incluem
(A) PA supino; AP ortostática; Lateral direita.
(B) PA ortostática; PA supino; Lateral esquerda.
(C) PA supino; AP ortostática; AP da pelve.
(D) PA supino; Lateral esquerda; Lateral direita.
(E) AP supino; AP ortostática; PA do tórax.
191) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Sobre a técnica de entrega sliding window na IMRT, assinale a afirmativa correta.
(A) A técnica sliding window é similar à step-and-shoot, mas com o feixe de radiação desligado entre os segmentos.
(B) Na técnica sliding window, o MLC se move continuamente enquanto o feixe de radiação permanece ligado.
(C) A técnica sliding window não envolve o movimento do MLC durante a entrega de radiação.
(D) A técnica sliding window é menos eficaz em tratamentos de radiação de precisão, pois o feixe fica desligado entre os segmentos.
(E) Com a técnica sliding window o tempo de tratamento por campo é maior do que com a técnica step-and-shoot.
192) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Em relação à notificação da trabalhadora ao empregador caso suspeite de gravidez ou esteja amamentando, é correto afirmar que
(A) a notificação deve ser considerada como motivo para a trabalhadora ser excluída imediatamente de suas atividades.
(B) a notificação pode ser usada como justificativa para a ausê ncia no trabalho.
(C) a notificação deve ser considerada uma questão de licença médica.
(D) a trabalhadora não precisa notificar o empregador caso não deseje.
(E) a notificação não deve ser motivo para excluir a trabalhadora do trabalho, mas as condições de trabalho devem ser adaptadas para garantir sua proteção.
193) Ano: 2016 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: CISAMUSEP - PR Técnico em Radiologia Sobre o PACS, é correto afirmar que é um sistema que permite que imagens digitais médicas:
a) no formato DICOM, sejam armazenadas, manipuladas, distribuídas e gerenciadas.
b) no formato DICOM, sejam armazenadas e manipuladas.
c) no formato DICOM, sejam armazenadas, manipuladas e gerenciadas.
d) em qualquer formato de imagem, sejam armazenadas, manipuladas, distribuídas e gerenciadas.
e) em qualquer formato de imagem, sejam armazenadas e manipuladas.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
1) Ano:
2023
Banca:
IBFC
Órgão:
EBSERH
Prova:
Técnico em Radiologia - Radioterapia Assinale
a alternativa que apresenta corretamente o protocolo para aquisição de imagem
de ressonância magnética de mama com a presença de nódulo.
B) plano sagital, com fase contrastada e saturação de gordura
C) plano axial, sem contraste e saturação de água.
D) plano sagital, sem contraste e saturação de gordura
E) plano coronal, com fase contrastada e saturação de água
2) Ano:
2023
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura
de São José dos Campos - SP Prova:
Técnico em Radiologia Com
relação aos fundamentos da técnica de imagem conhecida como Ressonância
Magnética, assinale a afirmativa correta.
A) Implantes ferromagnéticos como clipes de aneurisma cerebral não sofrem efeito do campo magnético gerado pelo aparelho.
B) O campo magnético não interfere em dispositivos eletrônicos tais como, por exemplo, marca-passos cardíacos.
C) O sistema de variação de gradientes do aparelho não gera nenhum risco para o paciente.
D) Quenching é o nome dado ao estabelecimento correto do campo magnético do aparelho.
E)
Todos
os aparelhos médicos de apoio, como, por exemplo, carrinho de anestesia, não
devem conter material ferromagnético em sua composição, uma
vez
que o mesmo pode se tornar um projétil.
3) Ano:
2023
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura
de São José dos Campos - SP Prova:Técnico em Radiologia. O
aparelho de ressonância magnética é um grande imã formado por um campo
magnético originado pela corrente elétrica que passa por uma bobina de fios
metálicos. Existem várias sequências de pulso para a aquisição e o
processamento da imagem de RM. Em relação ao tema, assinale a opção correta.
A) Chama-se magnetização longitudinal quando o tecido é magnetizado na direção contrária ao campo magnético.
B) As bobinas emitem, mas não captam, a radiofrequência emitida pelos prótons da área estudada.
C) A escolha do tempo de eco e tempo de repetição permite formar as imagens da RM ponderadas nas sequências T1 ou T2.
D) O líquido em T1 é visto na cor branca.
E) O líquido em T2 é visto na cor preta.
.;.:0
4) Ano:
2023
Banca:
CPCON
Órgão:
Prefeitura
de Catolé do Rocha - PB Prova:
Técnico de Radiologia. O
hidrogênio é fonte de sinal nos exames de ressonância magnética. Como sabemos,
nosso corpo é formado de 70% a 80% de água; como cada molécula de água possui 2H,
conclui-se que dois terços do corpo humano são formados por hidrogênio. Este
elemento foi escolhido porque apresenta algumas características, EXCETO:
A) Abundância.
B) Número atômico par.
C) Facilidade de manipulação.
D) Movimento de precessão.
E) Simplicidade (1p, 0n, 1é).
5) Ano: 2023 Banca: Instituto Access Órgão: UFFS -Prova: Técnico em Radiologia
A ressonância magnética (RM) possui grandes vantagens diante de outras técnicas radiológicas, pois é possível analisarmos os tecidos moles com mais detalhamento,
diferenciando, assim, os tecidos normais dos patológicos sem a necessidade de utilizar a radiação ionizante, trazendo, assim, um maior conforto ao animal.
Sobre as vantagens da RM em relação às outras técnicas, assinale a afirmativa incorreta.
A) A
RM, através do efeito de T2 e T1, tem sensibilidade o suficiente para permitir
a visibilização
de anomalias congênitas (como a avaliação da extensão da atrofia cerebral), e
lesões focais como massas intracranianas e processos traumáticos que possam levar à hidrocefalia.
B) O exame de RM na posição caudal da cavidade nasal permite visualizar a região cribriforme, onde geralmente os tumores mais agressivos de instalam.
C) O tumor intra-axial pode ser melhor detectável pela RM, uma vez que a tomografia computadorizada, mesmo com administração de contraste, não possibilita
um realce das estruturas da região craniana.
D) O propósito da RM é utilizar a radiação ionizante e desfrutar das
propriedades naturais que são detectados nos átomos existentes no corpo humano,diferente das outras áreas que envolvem a radiologia.
E) Os três tipos de magnetos permitem que o aparelho de RM escolha a parte exata do corpo da qual se quer gerar uma imagem e orientar seus cortes: axial, sagital, coronal e oblíquo sem a necessidade de movimentar o animal.
6) Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Radiologia O gadolínio é o agente de contraste mais usado nos exames de Ressonância Magnética. Em relação a essa questão, assinale a alternativa que apresenta como se comportam as imagens nas ponderações T1 e T2 e Densidade de Prótons (DP) em relação ao contraste de imagem quando usado o meio de contraste à base de gadolínio.
A) Agentes à base de gadolínio encurtam o tempo de relaxamento T1 e as lesões aparecem brilhantes (contrastadas) nas imagens ponderadas em T1 - Agente de realce em T1
B) Agentes à base de gadolínio encurtam o tempo de relaxamento T2 e as lesões aparecem brilhantes (contrastadas) nas imagens ponderadas em T2 - Agente de realce em T2
C) Agentes à base de gadolínio encurtam o tempo de relaxamento DP e as lesões aparecem brilhantes (contrastadas) nas imagens ponderadas em DP - Agente de realce em DP
D) Agentes à base de gadolínio encurtam o tempo de relaxamento T1 e T2 e as lesões aparecem brilhantes (contrastadas) nas imagens ponderadas em T1 e T2 - Agente de realce em T1 e T2 .
7) Banca-AOCP- EBSERH/NACIONAL/2016- Paciente, 53 anos, com suspeita de tumor cerebral, é submetido à uma ressonância magnética. O uso de contraste se faz necessário. Certamente, será utilizado o contraste?
(A) de bário.
(B) de sulfato de bário.
(C) de sulfato iodado.
(D) de iodeto de bário.
(E) de gadolínio.
8) Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Radioterapia. As imagens A, B e C mostradas a seguir são realizadas com diferentes métodos de aquisição, a saber: T1, T2 e densidade protônica.
Com base nas imagens anteriores, é correto afirmar que
A) A é ponderada em T1.
B) A é ponderada em T2.
C) C é ponderada em T1.
D) C é ponderada em T2.
E) B é imagem de densidade protônica.
09) Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: Prefeitura de Boa Vista - RR Em Ressonância Magnética, o teste que é realizado para avaliação da linguagem e da memória em pacientes pré-operatórios de lobectomia temporal chama-se teste de:
A) Waters
B) Widi
C) Word
D) Wada
10) Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH A ressonância magnética é uma modalidade de exame diagnóstico que usa os campos magnéticos e ondas de rádio para obter imagens reconstruídas matematicamente. Sobre os tipos de magnetos usados nos aparelhos de ressonância magnética, assinale a alternativa correta.
A) Magneto paralelo, magneto simples e magneto indutivo
B) Magneto resistivo, magnetos permanentes e magnetos supercondutores
C) Magneto capacitivo, magneto eletromecânico e magneto reativo
D) Magneto blindado, magneto indutivo e magneto perfilado
E) Magneto forjado, magneto adstrito e magneto de alta performance
11) Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO A
ressonância magnética (RM) é um método de imagem que se baseia no comportamento
dos prótons de hidrogênio (H+), o átomo mais abundante no corpo humano, pois
este é composto por cerca de 70% de água (H2O). O equipamento de RM é
constituído por alguns elementos tais como:
I - sistema de campo magnético principal;
II - sistema de corte magnético;
III - sistema gradiente do campo magnético;
IV - sistema de tratamento da imagem.
Dos itens acima mencionados estão corretos, apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) I, III e IV.
D) II e IV.
Elementos básicos do equipamento de Ressonância Magnética:
- O Magneto principal que é responsável por alinhar e orientar os núcleos dos átomos.
- As bobinas gradiente que mapeiam o sinal de ressonância magnética codificado. - As bobinas de radiofrequência que transmitem e recebem o sinal do tecido através dos pulsos de RF.
- O sistema receptor de imagem que converte o sinal de RF recebido da bobina de RF.
12) Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Assinale a alternativa que apresenta o tipo de propriedade magnética de um material que faz com que ele seja mais fortemente atraído por um aparelho de ressonância magnética.
A) Ferromagnética.
B) Isomagnética.
C) Diamagnética.
D) Paramagnética.
E) Giromagnética.
13) Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Técnico em Radiologia - Radioterapia Assinale a alternativa que apresenta corretamente o protocolo para aquisição de imagem de ressonância magnética de mama com a presença de nódulo.
A) plano axial, com fase contrastada e saturação de água
B) plano sagital, com fase contrastada e saturação de gordura
C) plano axial, sem contraste e saturação de água.
D) plano sagital, sem contraste e saturação de gordura
E) plano coronal, com fase contrastada e saturação de água
14) Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Técnico em Radiologia - Radioterapia Leia a sentença abaixo:
Na ressonância magnética, o ______ adiciona energia ao sistema e faz os ______ “saltarem” para um estado de maior energia. O processo de liberação dessa energia e a volta dos ______ ao estado inicial é conhecido como ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A) pulso de radiofrequência / prótons / prótons / relaxação T1
B) campo magnético / prótons / prótons / relaxação T2
C) pulso de radiofrequência / prótons / prótons / relaxação T2
D) campo magnético / elétrons / elétrons / relaxação T1
E) campo magnético / elétrons / elétrons / relaxação T2
15) Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Técnico em Radiologia. No exame de ressonância magnética do joelho com indicação para artrites, condromatose, infecção, sinovite e tumores, assinale a alternativa incorreta.
A) Adapta-se o campo de visão (FOV) ao tamanho do joelho
B) Aplica-se o maior zoom possível na documentação fotográfica
C) Não utiliza contraste
D) Documenta-se ocoronal T1 apenas nos casos de edema ósseo
E) Na sequência realiza-se axial T2 fat
16) Ano: 2019 Banca: Fundação CEFETBAHIA Órgão: MRN - BA Prova: Fundação CEFETBAHIA - 2019 - MRN - BA - Técnico em Radiologia - Ressonância A alternativa que contém uma desvantagem da sequência de pulso spin eco rápido é:
A) aumento das informações em T2.
B) redução do tempo de escaneamento.
C) redução de alguns efeitos de fluxo e movimento.
D) gordura sem sinal nas imagens ponderadas em T2.
E) borramento da imagem com trem de ecos muito longos.
17) Ano: 2019 Banca: Fundação CEFETBAHIA Órgão: MRN - BA Prova: Fundação CEFETBAHIA - 2019 - MRN - BA - Técnico em Radiologia - Ressonância Sobre os artefatos evidenciados durante ou após os exames de ressonância magnética, é correto afirmar que:
A) o artefato de truncagem ocorre quando há diferença de precessão entre a gordura e a água.
B) uma das estratégias adotadas para compensar os artefatos do tipo alliasing é diminuir o FOV.
C) uma das consequências constatadas após as ações de compensação da imagem com artefato de deslocamento químico é o aumento do RSR.
D) para evitar o aparecimento de novos artefatos do tipo truncagem, deve-se diminuir o número de codificações de fase, bem como diminuir o número e o NEX/NSA.
E) a utilização de sequências de pulso SE ou FSE, bem como remoção de objetos metálicos no paciente antes da realização do exame, são práticas para evitar artefatos de suscetibilidade magnética.
18) Ano: 2023 Banca: CPCON Órgão: Prefeitura de Catolé
do Rocha - PB Prova:
CPCON - 2023 -
Prefeitura de Catolé do Rocha - PB - Técnico de Radiologia Sobre
técnicas de sequências em ressonância magnética, marque (V) para as verdadeiras
e (F) para as falsas, correspondente às assertivas abaixo:
( F ) Sequência de Spin-eco tem uma sensibilidade ruim na percepção das
lesões ponderadas em T1, DP e T2.
( V ) Sequência de Spin-eco tem como desvantagem longa aquisição em T2.
(V ) Sequência de gradientes tem como vantagem permitir adquirir imagens
em múltiplos planos, contínuos ou não e, principalmente, em 3D.
( F ) Sequência de gradientes sem ocorrência de artefatos de
suscetibilidade magnética.
( V ) Sequência de Spin-eco tem uma boa sensibilidade na percepção das
lesões ponderadas em T1, DP e T2.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
A) F, F, V, V, V.
B) V, V, V, F, F.
C) F, F, F, V, V.
D) F, V, V, F, V.
E) V, V, F, F, F.
19) Ano: 2019 Banca: Fundação CEFETBAHIA Órgão: MRN - BA Prova: Fundação CEFETBAHIA - 2019 - MRN - BA - Técnico em Radiologia - Ressonância Considerando o protocolo técnico de ressonância magnética, estabelecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, para casos de isquemia aguda (neurocrânio), analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( F ) As imagens em coronal T2 devem
cobrir o parênquima de lado a lado.
( V ) As imagens em cortes coronais
devem cobrir do lobo frontal até o fim do occipital.
( V ) As imagens em Flair axial devem
contemplar da transição craniovertebral até a alta convexidade e o seio sagital
superior.
( F ) A espessura de corte deve ser
maior que 0,6 cm nas imagens em sagital ponderadas em T1, contemplando o
parênquima de lado a lado.
( V ) Nas imagens geradas em axial ou
coronal T2* / GRE, em relação ao contraste da imagem, o líquor deve ser hiperintenso
e homogêneo. Além disso, as imagens devem apresentar boa susceptibilidade
magnética para detectar sangue ou calcificação.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A) F V V F V
B) F F V V V
C) F V F V F
D) V V F F V
E) V F V F F
20) Ano: 2019 Banca: Fundação CEFETBAHIA Órgão: MRN - BA O Colégio
Brasileiro de Radiologia recomenda que o exame de ressonância magnética (RM) do
ombro seja realizado com espessura de corte ≤ 4,0 mm. Ademais, a cobertura
anatômica em uma imagem coronal deve cobrir
________________________________________________________________.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
A) parcialmente o eixo capsular glenoumeral
B) o eixo do acrômio e o tendão subescapular
C) o colo da glenoide até o fim da tuberosidade maior umeral
D) o eixo da articulação esternoclavicular e o tendão subescapular
E) todo o plano capsular glenoumeral do ombro e apresentar boa definição dos tendões supra e infraespinhais.
21) Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Homem, 89 anos, apresenta caso clínico de esteatose. Podemos afirmar que o esperado para visualização de gordura na imagem de ressonância magnética em ponderação T1 e T2 é
A) baixo em T1 e baixo em T2.
B) baixo em T1 e alto em T2.
C) alto em T1 e alto em T2.
D) alto em T1 e baixo em T2.
E) alto em T1 e de intermediário a alto em T2.
22) Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: INSTITUTO AOCP - 2017 - EBSERH - Técnico em Radiologia (HUJB – UFCG)- Paciente, 56 anos, insulinodependente, fará um exame de ressonância magnética com injeção de meio de contraste. Sabendo que alguns meios de contrastes utilizados em ressonância magnética podem desencadear a fibrose sistêmica nefrogênica, assinale a alternativa que apresenta a melhor opção de meio de contraste.
A) Iodo iônico.
B) Quelato de gadolínio linear.
C) Iodo não iônico.
D) Bário.
E) Quelato de gadolínio cíclico.
23) FADESP - 2019 - CPC - Renato Chaves - Perito Criminal – Radiologia- Com relação às sequências STIR, FLAIR e Gradiente Eco, utilizadas em exames de ressonância magnética, é correto afirmar que:
a) o STIR satura água, o FLAIR satura gordura e o Gradiente pode saturar qualquer tecido, dependendo da ponderação.
b) o STIR satura gordura, o FLAIR possui tempo de inversão longo e o gradiente pode ser ponderado emT1, T2* ou DP, de acordo com o ângulo de inclinação.
c) os ângulos de inclinação são, respectivamente, grande, médio e pequeno.
d) os tempos de inversão são, respectivamente, pequeno, médio e longo.
e) os tempos de saturação são, respectivamente, pequeno, médio e longo.
24) Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE - CE Prova: FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Técnico em Radiologia Nos equipamentos de ressonância magnética, existe um sistema de refrigeração interno à base do gás hélio e sua quantidade deve ser verificada periodicamente. Caso haja uma perda diária de hélio maior do que é esperado para o equipamento, pode ocorrer:
A) quench.
B) excesso de magnetização.
C) curto circuito nas bobinas.
D) desgaste do gradiente.
E) falhas nas reconstruções das imagens.
25) Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: Prefeitura de Boa Vista - RR Prova: SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR - Técnico em Radiologia Um equipamento de Ressonância Magnética suporta a seguinte quantidade de litros de hélio líquido:
A) 1000 L
B) 1200 L
C) 2200 L
D) 3300 L
26) Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: Prefeitura de Boa Vista - RR Prova: SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR - Técnico em Radiologia Um sistema de Ressonância Magnética, atualmente, dispõe-se de três principais tipos de magnetos para geração do campo magnético principal. Entre esses tipos NÃO se incluem os magnetos:
A) permanentes
B) resistivos
C) supercondutores
D) condutores
27) Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: Prefeitura de Boa Vista - RR Prova: SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR - Técnico em Radiologia Em Ressonância Magnética, o artefato que ocorre devido à interferência de energia eletromagnética no local em que se encontra o magneto e aparece na imagem com uma região de ruído aumentado com largura de 1 ou 2 pixels é denominado artefato de
A) zíper
B) zebra
C) ponto
D) deslocamento químico
Artefato de Zipper é ocasionado pela presença de radiofrequência externa presente na sala de exames durante o scan. Uma maneira de evitar este artefato é certificar de que não haja interferência externa no interior da sala de exames.
28) Ano: 2019 Banca: Fundação CEFETBAHIA Órgão: Prefeitura de Barreiras - BA Prova: Fundação CEFETBAHIA - 2019 - Prefeitura de Barreiras - BA - Técnico em Radiologia - Ressonância As técnicas de subtração em Ressonância Magnética (RM) removem o sinal da gordura da mama, no entanto há outras técnicas, comumente adotadas, onde imagens pós-contraste são subtraídas das imagens pós-gadolínio. Sobre a Ressonância magnética das mamas, é correto afirmar que:
A) a sequência Fast Spin Eco em T2 pós-contraste é bastante utilizada para lesões vascularizadas da mama.
B) uma das sequências adequadas para estudo de RM da mama é GRE coerente (spoiled) rápido T2 sagital (pós-processamento).
C) o MIP é um recurso de pós-processamento que permite avaliar a vasculatura da mama após subtração de sinal adicional de gordura.
D) uma das sequências adequadas para estudo de RM da mama é GRE incoerente (spoiled) rápido T2 3D sagital com supressão de tecido (pós-contraste).
E) o MiniMIP é o Mínimo Múltiplo de Intensidade de Projeção, adotado não somente na Tomografia Computadorizada, mas também na Ressonância
29) Ano: 2019 Banca: Fundação CEFETBAHIA Órgão: Prefeitura de Barreiras - BA Prova: Fundação CEFETBAHIA - 2019 - Prefeitura de Barreiras - BA - Técnico em Radiologia - Ressonância Um dos fatores relacionados à qualidade da imagem na ressonância magnética é a razão sinal ruído (RSR). A alternativa que contém o elemento que influência o aumento da RSR é
A) TE longo.
B) TR longo.
C) NEX baixo.
D) Imagens em T2.
E) Ângulo de inclinação menor.
30) Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Técnico em Radiologia A Ressonância Magnética (RM) produz imagens de cortes finos de tecidos utilizando um campo magnético e ondas de rádio. A intensidade relativa dos sinais (brilho) dos tecidos em uma imagem de RMN é determinada por múltiplos fatores. Sendo assim as imagens podem ser: ponderada em T1 / ponderada em T2 /. Em relação as sequências T1 e T2 em ressonância magnética, assinale a alternativa correta.
TE: Tempo de Eco
TR: Tempo de repetição
A) A sequência T1 apresenta TR curto, TE curto e o líquor é escuro (hipossinal) e; a sequência T2 apresenta TR longo, TE longo e o líquor é brilhante (hipersinal)
B) A sequência T1 apresenta TR curto, TE longo e o líquor é brilhante (hipersinal); e a sequência T2 apresenta TR longo, TE curto e o líquor é escuro (hipossinal)
C) A sequência T1 apresenta TR longo, TE curto e o líquor é escuro (hipossinal); e a sequência T2 apresenta TR curto, TE longo e o líquor é brilhante (hipersinal)
D) A sequência T1 apresenta TR longo, TE longo e o líquor é brilhante (hipersinal); e a sequência T2 apresenta TR curto, TE curto e o líquor é escuro (hipossinal)
E) A sequência T2 apresenta TE longo, TE curto e o líquor é escuro (hipossinal); e a sequência T2 apresenta TR curto, TE curto e o líquor é brilhante (hipersinal)
COMPLEMENTO
31) Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Técnico em Radiologia Na ressonância Magnética o relaxamento de prótons consiste em dois processos, chamados tempo de relaxamento T1 e tempo de relaxamento T2. São sequências utilizadas na realização do exame que facilitam o reconhecimento de estruturas anatômicas como gordura, líquidos corporais e estruturas sólidas. A combinação da imagem obtida em T1 e T2 dá uma visão geral completa sobre a densidade de diferentes tecidos. Assinale a alternativa correta, sobre quais exames se aplicam o tempo de relaxamento T1 e T2.
A) T1 mostram, idealmente, líquidos e patologias. - T2 mostram de forma ideal a anatomia de tecidos moles e gordura
B) T1 mostram as propriedades de supressão de sinal de uma certa sequência com um tempo de repetição curto e tempo de eco longo, produzindo imagens com contraste. - T2 mostram, idealmente, líquidos e patologias
C) T1 padrão habitual de lesões desmielinizantes do encéfalo. - T2 mostram, idealmente, líquidos e patologias
D) T1 mostram de forma ideal a anatomia de tecidos moles e gordura - T2 mostram, idealmente, líquidos e patologias
E) T1 padrão habitual de lesões desmielinizantes do encéfalo. - T2 mostram, idealmente, tecidos sólidos como cálculos renais
32) Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Técnico em Radiologia O gadolínio é o agente de contraste mais usado nos exames de Ressonância Magnética. Em relação a essa questão, assinale a alternativa que apresenta como se comportam as imagens nas ponderações T1 e T2 e Densidade de Prótons (DP) em relação ao contraste de imagem quando usado o meio de contraste à base de gadolínio.
A) Agentes à base de gadolínio encurtam o tempo de relaxamento T1 e as lesões aparecem brilhantes (contrastadas) nas imagens ponderadas em T1 - Agente de realce em T1
B) Agentes à base de gadolínio encurtam o tempo de relaxamento T2 e as lesões aparecem brilhantes (contrastadas) nas imagens ponderadas em T2 - Agente de realce em T2
C) Agentes à base de gadolínio encurtam o tempo de relaxamento DP e as lesões aparecem brilhantes (contrastadas) nas imagens ponderadas em DP - Agente de realce em DP
D) Agentes à base de gadolínio encurtam o tempo de relaxamento T1 e T2 e as lesões aparecem brilhantes (contrastadas) nas imagens ponderadas em T1 e T2 - Agente de realce em T1 e T2
E) Agentes à base de gadolínio aumentam o tempo de relaxamento DP e as lesões aparecem brilhantes (contrastadas) nas imagens ponderadas em DP - Agente de realce em DP
33) Ano-2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: IDECAN - 2014 - EBSERH - Técnico em Radiologia Em exames de ressonância magnética é necessária a utilização de bobinas para formação de imagens. Qual das bobinas NÃO condiz com exames de R.M.?
A) Spin-eco.
B) De campo.
C) Superfície.
D) Solenoide.
E) Quadratura.
34) Ano: 2017 Banca: INAZ do Pará Órgão: Prefeitura de Rolim de Moura - RO Prova: INAZ do Pará - 2017 - Prefeitura de Rolim de Moura - RO - Técnico em Radiologia A ressonância magnética (RM) é um método de diagnóstico por imagem não-invasivo, seguro, que gera imagens de alta resolução espacial e temporal com excelente definição tecidual e que não utiliza radiação ionizante. Assinale a alternativa que apresenta um dos procedimentos de segurança para com o paciente a ser submetidos ao exame de Ressonância Magnética.
A) Acomodar o paciente da melhor maneira possível no magneto e se for claustrofóbico, o acalmar.
B) Interpor um material absorvente entre a fonte e a pessoa a que ela está exposta.
C) Orientar o paciente a não usar talco, loção nem desodorante antes do exame, para minimizar microcalcificações e a produção de artefatos para não interferir no resultado final.
D) Observar a limitação de peso até 120 kg.
E) Posicionar o paciente corretamente sob o arco cirúrgico.
35) Ano: 2020 Banca: Itame Órgão:
Prefeitura de Edéia
- GO Prova: Itame - 2020 -
Prefeitura de Edéia - GO - Técnico de Radiologia As TCs
(Tomografias computadorizadas) são valiosas em emergências porque são capazes
de fornecer informações muito rapidamente. Isso é importante, por exemplo, para
diagnosticar e analisar derrames, lesões cerebrais, doenças cardíacas e lesões
internas. A figura que segue mostra uma imagem com contraste de estruturas
renais.
Os números 2, 4 e 5 da imagem à direita, se referem, respectivamente à:
A) 10ª costela, papila renal, estroma renal;
B) 12ª costela, cálice renal, pelve renal;
C) 10ª costela, cálice renal, ureter;
D) 12ª costela, estroma renal, papila renal.
36) Ano: 2017 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2017 - UFU-MG - Técnico em Radiologia Determinados dispositivos implantados em um paciente são contraindicados para aquisição de imagens por Ressonância Magnética, por serem ativados elétrica, magnética ou mecanicamente. São dispositivos que devem ser avaliados caso a caso, EXCETO:
A) Implante coclear
B) Prótese ocular
C) Prótese de polimetilmetacrilato
D) Expansor de tecido
37) Ano: 2016 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2016 - UFRJ - Médico - Radiologia Geral Os critérios de irressecabilidade por imagem do colangiocarcinoma hilar vistos no exame de ressonância magnética são o envolvimento da junção dos ductos biliares direito e esquerdo e do:
A) ducto hepático comum.
B) ramo portal direito ou esquerdo.
C) ramo portal direito e da artéria hepática direita.
D) ramo portal direito, da artéria hepática direita e do ducto biliar direito.
E) ramo portal direito e atrofia do lobo esquerdo.
38) Ano: 2016 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2016 - UFRJ - Médico - Radiologia Geral Um paciente de 22 anos, com estado de imunodepressão, foi internado com febre, crises convulsivas e quadro respiratório a esclarecer. É submetido a exame de ressonância magnética que revelou as alterações a seguir (Figuras A a D). No estudo laboratorial do líquor, houve o isolamento de um fungo.
Baseado nas imagens de ressonância magnética,
assinale a provável doença fúngica do paciente.
A) Aspergilose.
B) Candidíase.
C) Histoplasmose.
D) Criptococose.
E) Blastomicose.
39) Ano: 2016 Banca: PR-4 UFRJ Órgão: UFRJ Prova: PR-4 UFRJ - 2016 - UFRJ - Técnico em Radiologia Geral NEX, em ressonância magnética, significa:
A) tempo de eco.
B) número de excitações.
C) largura da banda de aquisição.
D) fov.
E) espessura de corte.
COMPLEMENTO
Acerca dos parâmetros de qualidade de imagem em RM, especificamente, na chamada Relação Sinal - Ruído (RSR), evidencia - se a relação direta entre o NEX e a RSR
40) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA. Qual a dosagem de contraste recomendada para grande parte dos exames de ressonância?
a) 0,05 mmol/kg de peso (volume 0,05 ml/kg de peso)
b) 0,1 mmol/kg de peso (volume 0,2 ml/kg de peso)
c) 0,5 mmol/kg de peso (volume 0,5 ml/kg de peso)
d) 1,0 mmol/kg de peso (volume 1,0 ml/kg de peso)
41) Ano 2024- Instituto AOCP- Prefeitura de Uberaba MG- A ressonância magnética utiliza campo magnético para alinhar os átomos de hidrogênio (H) do corpo humano. A partir dessa informação enviada para as bobinas do equipamento, a imagem é obtida em cortes axiais, coronais, sagitais e oblíquos. De acordo com os conceitos aplicados na modalidade de ressonância magnética, assinale a alternativa correta.
(A) A recuperação T1 de um tecido é o tempo necessário para uma recuperação de aproximadamente 37% da sua magnetização longitudinal.
(B) A recuperação T2 de um tecido é o tempo necessário para a redução de aproximadamente 63% da sua magnetização transversal original.
(C) A equação de Larmor afirma que a frequência com que o núcleo de H precessa depende da razão giromagnética, campo magnético principal e frequência de precessão.
(D) Tempo de eco (TE) é o tempo entre a aplicação de um pulso de radiofrequência (RF) e o próximo pulso de RF para cada corte e é medido em milissegundos (ms).
42) Ano 2023- Instituto Verbena- Concurso Público para provimento dos cargos do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Itapuranga-GO. Considere que um paciente de 61 anos com dor no quadril após queda realizou exame para elucidação diagnóstica, demonstrado na imagem abaixo. De acordo com a imagem, o exame realizado, o plano e a sequência são, respectivamente.
(A) Ressonância Magnética; Sagital; T1.
(B) Angiorressonância Magnética; Sagital; T2.
(C) Ressonância Magnética; Coronal; T1.
(D) Angiorressonância Magnética; Coronal; STIR
43) Ano: 2023 Banca:
FGV
Órgão: FHEMIG
Prova: FGV
- 2023 - FHEMIG - Técnico em Radiologia. Em um serviço com
equipamento de Ressonância Magnética é importante classificar e
sinalizar por zonas os ambientes de acesso.
A sala onde está
localizado o magneto da Ressonância Magnética está na zona?
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) V.
44) Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Sobre os meios de contraste utilizados em ressonância magnética, é correto dizer que:
A) os meios de contraste à base de iodo e de bário atenuam o feixe em virtude do alto número atômico que possuem.
B) substâncias paramagnéticas alteram o campo magnético local, reduzindo os tempos de relaxação longitudinal e transversal dos núcleos de hidrogênios excitados.
C) o gadolíneo é um elemento dos metais alcalinos, e constitui-se o meio de contraste mais utilizado em ressonância magnética.
D) as interações magnéticas entre núcleos de hidrogênio no tecido biológico são conhecidas como interação dipolo-induzida.
E) o gadolineo é um metal pesado não tóxico para o organismo humano podendo ser administrado diretamente como meio de contraste, sem problemas, uma vez que são eliminados pelas vias excretoras renais.
45) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Assinale a afirmativa correta em relação aos princípios básicos de ressonância magnética.
(A) O núcleo de hidrogênio alinha-se com o campo magnético externo quando um paciente é exposto a forte campo magnético externo estático.
(B) Os núcleos de baixa energia possuem energia suficiente para resistirem ao campo magnético principal externo estático.
(C) Os momentos magnéticos dos núcleos de hidrogênio se alinham com o campo magnético externo estático.
(D) Os núcleos de alta energia não apresentam energia suficiente para resistirem a um forte campo magnético externo estático.
(E) No alinhamento antiparalelo os momentos magnéticos dos núcleos estão no mesmo sentido ao do campo principal.
46) Ano: 2024 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: Prefeitura de Viçosa - AL Prova: COPEVE-UFAL - 2024 - Prefeitura de Viçosa - AL - Técnico em Raio-X A ressonância magnética (RM) é uma técnica avançada de imagem que utiliza campos magnéticos para produzir imagens projetadas de tecidos moles. De acordo com o Tratado de Posicionamento Radiográfico Anatomia Associada (Bontrager, 2014), essa modalidade é particularmente eficaz para exames do sistema nervoso central, articulações e tecidos moles, sem a necessidade de radiação ionizante. Em um exame de RM do sistema nervoso central, qual é a razão para a escolha de imagens ponderadas em T2?
A) A sequência T2 reduz o tempo de exame, tornando-o mais rápido.
B) Imagens ponderadas em T2 são recomendadas apenas para diagnóstico de ossos.
C) A ponderação em T2 é utilizada somente para a avaliação de lesões musculares.
D) T2 é indicado para reduzir a necessidade de contraste intravenoso em todas as regiões.
E) Imagens ponderadas em T2 destacam o líquido cerebrospinal e permitem identificar lesões inflamatórias.
47) Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO Prova: IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO - Técnico em Radiologia As imagens ponderadas em T2 são produzidas usando-se TR (tempo de repetição) e TE (tempo de eco) mais curtos que as imagens ponderadas em T1. Assim,
A a sequência T2 apresenta sinal elevado para gordura.
B a sequência T2 mede a rapidez com que o tecido perde sua magnetização.
C a sequência T2 apresenta sinais elevados para substâncias paramagnéticas.
D a sequência T2 mede a rapidez com que o tecido ganha sua magnetização.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
1) Ano: 2023 Banca: Prefeitura de Bauru - SP Prova: Médico Radiologista O pitch na tomografia é definido como:
A) Razão entre a quantidade de canais do tomógrafo e a espessura do colimador.
B) Variação da corrente de radiação de acordo com a posição do tubo em relação à mesa.
C) Incremento de rotação dividido pelo tempo total do exame.
D) Distância percorrida pela mesa durante um giro de 360º dividido pela colimação do feixe de raios X.
2) Ano: 2023 Banca: MS CONCURSOS Órgão: Prefeitura de Turvelândia - GO Prova: Técnico em Radiologia Na tomografia computadorizada (TC) o feixe de raio-X é absorvido pelos tecidos embebidos em contrastes específicos, ou sem a necessidade dos mesmos. A nitidez da imagem está diretamente ligada à resolução, no que resulta em imagens mais claras. No monitor a imagem resultante é obtida, matematicamente, com base na quantidade de raios-X detectados. Sobre a TC assinale a alternativa incorreta.
A) Para a realização da TC de tórax sem contraste, a varredura deverá ser crânio-caudal.
B) Para a realização da TC de ombro sem contraste, o suporte deverá ser reto com almofada na cabeça.
C) Para a realização de TC de antebraço sem contraste, o paciente deverá estar em decúbito dorsal.
D) Para a realização de TC de Joelho sem contraste, a varredura é Unilateral Crânio-Caudal.
3) Ano:
2023
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura
de São José dos Campos - SP -Técnico em Radiologia A
construção da imagem digital em aparelhos de TC é feita após o processamento de
cada informação captada pelos detectores com o objetivo de definir
a atenuação gerada por cada fileira de voxels. De posse do valor que foi detectado pelo detector, o computador determina a
parcela do feixe que foi atenuada pelo tecido
que foi atravessado por ele. Associe os itens a seguir a suas cores respectivas:
1. Meio de contraste. 2. Água. 3. Ar. 4. Gordura. 5. Osso.
( 1 ) Branco brilhante. ( 4 ) Cinza escuro. (5 ) Branco. (2 ) Cinza médio. (3 )
Preto.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
B) 2 – 1 – 4 – 3 – 5.
C) 3 – 1 – 4 – 5 – 2.
D) 2 – 3 – 4 – 1 – 5.
E) 1 – 4 – 5 – 2 – 3.
4) Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP- Prova: Técnico em Radiologia Os exames radiológicos têm linguajar (terminologia) próprio. Em relação à cor na TC, assinale a afirmativa correta.
A) A cor branca na TC é dita hipodensa.
B) A cor branca na TC é dita hiperdensa.
C) A cor preta na TC é dita hiperecóica.
D) A cor preta na TC é dita radiopaca.
E) A cor branca na TC é dita hipoecóica.
5) Ano: 2023 Banca: CONSULPAM Órgão: CISCOPAR- Prova: Técnico em Radiologia Termo utilizado para designar a imagem preliminar da área em exame de Tomografia Computadorizada que auxilia na seleção do intervalo de varredura:
A) Deslocamento linear.
B) Escanograma.
C) Janelas de exposição.
D) Campo de Visão
6) Ano: 2023 Banca: CONSULPAM Órgão: CISCOPAR Prova: Técnico em Radiologia
O termo tomografia se origina das palavras tomos (parte) e graphein (escrever). Seu aparelho utiliza um tubo de raios X juntamente à um arranjo de detectores com o objetivo de reunir os dados anatômicos de um paciente. Sobre Tomografia Computadorizada é correto afirmar, EXCETO:
A) São componentes principais que constituem um sistema de Tomografia computadorizado: o portal, o computador e o console do operador.
B) Na tomografia computadorizada as estruturas anatômicas tem a vantagem de serem visualizadas sem sobreposições.
C) Os dados adquiridos através da tomografia computadorizada não podem ser reconstruídos e visualizados em planos alternativos, necessitando, então de maior exposição, à radiação, do paciente.
D) Na tomografia computadorizada, as imagens possuem exibição de contraste superior à radiografia convencional.
7)
Ano: 2021 Banca:
FGV
Órgão:
FUNSAÚDE
- CE -Radiologia e Diagnóstico por Imagem Em
tomografia computadorizada os artefatos de movimento levam a inconsistências
geométricas nos dados da projeção. Assinale a opção que indica a medida que pode evitar este tipo de
artefatos.
A) Injetando meio de contraste iodado por via venosa.
B) Aumentando o mAs.
C) Reduzindo o máximo possível o tempo do corte.
D) Colocando o paciente em decúbito lateral.
E) Fazendo calibração do equipamento.
8) Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Radiologia
Assinale a alternativa que apresenta qual é o principal fator controlador do contraste em tomografia computadorizada.
A) Miliamperagem
B) Miliamperagem por segundo
C) Detectores de raios-X
D) Kilovoltagem
E) Pitch
9) Ano: 2015 Banca: IMPARH Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Médico - Radiologia A densidade, ou a resolução de contraste, na Tomografia computadorizada, depende do (a):
A) ângulo do feixe e tempo de exploração.
B) dose de irradiação e tempo de exploração.
C) ângulo do feixe e dose de irradiação.
D) rotação do gantry
10) Ano: 2018 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: SES-PE Prova: Técnico em Radiologia. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Tomografia Computadorizada.
(A) Nos tomógrafos de terceira geração, a fonte e o arranjo de detectores giram em torno do paciente.
(B) No Gantry, estão localizados o tubo de raios-x e o arranjo de detectores.
(C) A escala de Hounsfield associa valores numéricos a todas as possíveis espessuras de corte.
(D) A imagem é artificialmente produzida a partir de dados recebidos eletronicamente e não é uma imagem diretamente projetada no receptor, como na radiografia convencional.
(E) Scout é a radiografia digital sobre a qual se realiza o planejamento dos cortes tomográficos.
11) Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE . Técnico em Radiologia Em relação aos aspectos técnicos do exame de mamografia, julgue os itens subsequentes.
( C ) O método de Eklund é uma incidência que possibilita a avaliação da mama de pacientes com implante de silicone.
( C ) Executa-se o método de ampliação movendo-se o ponto focal para mais perto da mama e a mama para mais longe do receptor de imagem.
( E ) O aspecto mais distintivo do aparelho de mamografia é o desenho único do tubo de raios X, cujo alvo de tungstênio apresenta pontos focais pequenos, que medem entre 0,1 mm e 0,3 mm.
( C ) Para a realização do exame de mamografia em homens, a mama, que pode ser craniocaudal ou caudocranial, deve ser posicionada da mesma maneira que a mama feminina pequena.
( C ) A incidência OML possibilita a detecção e (ou) avaliação de calcificações, cistos e carcinomas na face lateral profunda do tecido mamário.
12) Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Câmara dos Deputados - Técnico em Radiologia Os exames radiológicos convencionais com contraste são realizados com a utilização de meio de contraste positivo e negativo. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
( C ) A prova de cotte pode ser realizada, a critério médico, no exame de histerossalpingografia.
( E ) A uretrocistografia com correntinha consiste em exame radiológico realizado em pacientes do sexo masculino.
( E ) Dacriocistografia é um exame contrastado utilizado para o estudo radiográfico das glândulas salivares.
( E ) A osmolalidade mais alta dos compostos iodados não iônicos, utilizados como meio de contrate, reduz o risco de ocorrência de reações nos pacientes.
( E ) Havendo possibilidade de perfuração da víscera oca, a utilização do contraste iodado é contraindicada.
( C ) Chassard Lapine é uma incidência utilizada no estudo do cólon sigmoide.
13) Banca- AOCP- EBSERH/NACIONAL- Ao realizar o janelamento da imagem, alteramos o WW (Windows Width) e o WL (Windows Level). Ao que se refere, na prática da imagem digital, o WW?
(A) Ao ajuste da escala de bits do pixel.
(B) Ao centro de largura da janela em bits dos pixels.
(C) À escala de cinza invertida.
(D) À escala da região de interesse do voxel.
(E) À escala da largura da janela em bits dos pixels.
14) Banca- AOCP- EBSERH/NACIONAL- Paciente masculino, 56 anos, com suspeitas de um traumatismo craniano, realizou uma tomografia computadorizada. Indique V para as afirmativas que identificam as possíveis regiões de visualização nesse exame, F para as afirmativas que não serão vistas nessa tomografia e assinale a alternativa com a sequência correta?
( ) Os espaços meníngeos.
( ) As meninges: dura-máter (camada interna e externa), aracnóide, pia- máter.
( ) O líquido cefalorraquidiano (LCR).
( ) Ventrículos laterais direito e esquerdo.
(A) F̶ F̶ F̶ V.
(B) F̶ F̶ V̶ V.
(C) F̶ V̶ F̶ V.
(D) V̶ V̶ V̶ F.
(E) V̶ V̶ V̶ V.
15) Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Radiologia O órgão que se apresenta mais denso em um exame de tomografia computadorizada de abdome sem contraste é:
A) o rim.
B) o pâncreas.
C) o fígado.
D) a bexiga.
E) a suprarrenal.
16) Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Prefeitura de Boa Vista - RR- Médico - Radiologista Com relação aos princípios físicos para obtenção de imagens radiográficas, ecográficas e de tomografia computadorizada, julgue o item a seguir. Na tomografia computadorizada, um registro de densidade de –100 HU corresponde a tecido adiposo.
Certo ( X )
Errado ( )
17) Ano: 2019 Banca: CPCON Órgão: Prefeitura de Itaporanga - PB -Técnico em Radiologia Na tomografia computadorizada o desempenho é medido pela resolução espacial e pela resolução de densidade, que podem ser calculadas por meio de phantons destinados para essa avaliação. Sobre a resolução espacial marque a alternativa CORRETA.
A) Qualitativamente, consistiria na habilidade de distinguir dois pequenos objetos de baixo contraste posicionados a pouca distância um do outro. Avalia-se a RE cortando um phanton com placas e orifícios em um material com pequenas diferenças densitométricas.
B) Qualitativamente, consistiria na habilidade de distinguir dois pequenos objetos de alto contraste posicionados a pouca distância um do outro. Avalia-se a RE cortando um phanton com placas e orifícios em um material com grandes diferenças densitométricas.
C) Consistiria na habilidade de distinguir dois pequenos objetos de alto contraste posicionados a grande distância um do outro. Avalia-se a RE cortando um phanton com placas e orifícios em um material com pequenas diferenças densitométricas.
D) Quantitavamente, consistiria na habilidade de distinguir dois grandes objetos de alto contraste posicionados a grande distância um do outro. Avalia-se a RE cortando um phanton com placas e orifícios em um material com grandes diferenças densitométricas.
E) Qualitativamente, consistiria na habilidade de distinguir dois grandes objetos de baixo contraste posicionados a pouca distância um do outro. Avalia-se a RE cortando um phanton com placas e orifícios em um material com pequenas diferenças densitométricas.
Resolução espacial= distinção de estruturas próximas entre si de alto contraste
Resolução contraste= distinção de estruturas de baixo contraste próximos entre si.
Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/radiologia-radiologia/tecnicas-radiograficas-em-tomografia-computadorizada/questoes?page=7
18) Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Radioterapia A densidade na tomografia computadorizada é dada pela Unidade Hounsfield, que possui uma variação no valor numérico conforme maior ou menor a densidade do tecido. A respeito desses valores, é correto afirmar que
água: 0
ar: -1000
osso denso: + 1000
20) Ano: 2019 Banca: CPCON Órgão: Prefeitura de Itaporanga - PB A unidade hounsfield (UH) é a maneira de que dispomos para quantificar densidades na tomografia computadorizada. Os valores de UH representam o coeficiente de atenuação dos raios X em diversos tipos de materiais. Marque a alternativa que condiz com o valor aproximado da UH do fígado:
A) 10 a 20 UH
B) 50 a 85 UH
C) -20 a -10 UH
D) 130 a 160 UH
E) 180 a 215 UH
22) FUNDATEC - 2023 - GHC-RS - Técnico de Radiologia (Medicina Radioterapia)
Em que consiste a IGRT?
A) Na realização de um planejamento radioterápico personalizado, utilizando imagens em tempo real para ajustes precisos durante a irradiação.
B) Na utilização de equipamentos de alta precisão que permitem a detecção do movimento do tumor durante a irradiação.
C) Em irradiar o tumor com alta dose de radiação em um curto período de tempo, utilizando uma única fração de tratamento.
D) Em utilizar equipamentos de imagem para verificar a posição do paciente e do tumor antes da irradiação a fim de garantir a precisão do tratamento.
E) Em utilizar fontes de radiação externas ao corpo do paciente, que permitem a administração da dose de radiação com alta precisão.
23) Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Técnico em Radiologia Threshold em tomografia corresponde a:
A) É um exame tomográfico com cortes muito finos para adquirir detalhes da área de estudo.
B) Se trata de um tipo específico de detectores.
C) Parâmetro relacionado com a intensidade do pixel.
D) É um exame de MMII.
E) É um exame de MMSS.
24) Ano: 2023 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2023 - UFAL - Médico - Radiologista Intervencionista. Qual é a modalidade de escolha para o diagnóstico do Tromboembolismo Pulmonar – TEP?
A) Ressonância magnética com gadolínio.
B) Angiotomografia computadorizada.
C) Arteriografia pulmonar.
D) Radiografia de tórax.
E) Ecocardiografia.
25) Ano: 2019 Banca: Fundação CEFETBAHIA Órgão: Prefeitura de Barreiras - BA Os exames de angiotomografia requerem os conhecimentos da realização da técnica, aplicação dos protocolos e, principalmente, da anatomia cárdica. Na figura 1, estão destacados alguns pontos anatômicos.
A alternativa que contém a correta identificação dos pontos anatômicos destacados na figura 1 é
A) 1-veia cava superior; 2- tronco pulmonar; 3- aorta ascendente; 4- subclavia; 5- arco aórtico.
B) 1-aorta ascendente; 2- átrio esquerdo; 3- aorta descendente; 4- ventrículo direito; 5- tronco pulmonar direito.
C) 1-veia cava superior; 2- tronco braquecefalico; 3- veia cava inferior; 4- veia cava superior; 5-arco aórtico.D) 1-aorta ascendente; 2- tronco pulmonar; 3- aorta ascendente; 4- veia cava superior; 5- carótida comum.
D) 1-aorta ascendente; 2- tronco pulmonar; 3- aorta descendente; 4- veia cava superior; 5- tronco pulmonar direito.
26) Ano: 2023 Banca: MS CONCURSOS Órgão: Prefeitura de Turvelândia - GO Prova: Técnico em Radiologia
Analise a tomografia computadorizada:
Podemos classificar a imagem como:
A)Trata-se de um corte sagital do joelho.
B)Trata-se de um corte sagital do crânio.
C)Trata-se de um corte sagital da coluna vertebral.
D)Trata-se de um corte sagital do esterno.
27) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Em casos de indicação clínica apropriada, assinale a alternativa que apresenta qual é considerado padrão-ouro para avaliação inicial de trauma cranioencefálico (T.C.E).
a) Radiografia do crânio
b) Ultrassonografia do crânio
c) Ressonância Magnética (RM) do crânio
d) Tomografia Computadorizada (TC) do crânio
e) Angiografia cerebral
28) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Assinale a alternativa que apresenta os efeitos colaterais mais comuns dos agentes de contraste iodados utilizados na TC.
a) Sonolência e fadiga
b) Sensação de calor e sabor metálico na boca
c) Perda de audição temporária
d) Aumento da pressão arterial
e) Visão turva temporária
29) EBSERH/2023-UFTM -Médico Radiologista- Sobre a tomografia computadorizada, assinale a alternativa correta.
a) É a técnica preferencial para exames de emergência devido à sua velocidade
b) Utiliza um campo magnético e ondas de rádio
c) Não é adequada para visualizar tecidos moles
d) É completamente segura para pacientes grávidas em qualquer estágio
e) Não permite a visualização de estruturas internas em três dimensões
30) Ano: 2023 Banca: Instituto Avança São Paulo - Avanca SP No que se refere à Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-Scan), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Nunca utiliza o metabolismo celular de glicose.
II – Falsos negativos podem ocorrer nos tumores de baixo metabolismo, como o tumor carcinoide, por exemplo.
III – Tuberculose e histoplamose estão entre as possibilidades de falsos positivos.
A- Apenas o item I é verdadeiro.
B- Apenas o item II é verdadeiro.
C- Apenas o item III é verdadeiro.
D- Apenas os itens II e III são verdadeiros.
31) Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de João Pessoa - PB Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - Prefeitura de João Pessoa - PB - Técnico em Radiologia
32) HOSPITAL REGIONAL DE LAGARTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – HRL-UFS CONCURSO PÚBLICO 04/2016 - O nome que se dá à técnica de obtenção de imagens na tomografia computadorizada, na qual se adquire vários cortes em uma única exposição, é
(A) spin-eco.
(B) modulação de dose.
(C) scan.
(D) axial.
(E) multislice.
33) Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Técnico em Radiologia O processo de reformatação de imagens em tomografia computadorizada, que, a partir dos dados obtidos no plano de aquisição (axial), reconstrói um volume e, a partir dele, gera imagens em outros planos (sagital, coronal, oblíquo ou curvo), é denominado:
A) Reformatação de volume (VRT).
B) Reformatação Multiplanar (MPR).
C) Projeção de Intensidade Máxima (MIP).
D) Projeção de Intensidade Mínima (MinIP).
E) Exposição de superfície sombreada (SSD).
34) Ano: 2018 Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE É propriedade do pixel em Tomografia computadorizada:
A) coeficiente de aproximação.
B) coeficiente de difusão.
C) coeficiente de elasticidade.
D) coeficiente de atenuação.
35) Ano: 2016 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH O equipamento de tomografia computadorizada para diagnóstico se difere do tomógrafo para planejamento em radioterapia, por possuir mesa
A) panorâmica.
B) convexa.
C) basculante.
D) côncava.
E) de aço
36) Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH - Médico - Radiologia e Diagnóstico por Imagem Sobre o papel dos métodos de imagem no cenário de acidente vascular agudo (AVC), marque a alternativa incorreta.
A) A tomografia computadorizada (TC) tem importante papel na exclusão de sangramentos
B) A ressonância magnética (RM), com as sequências T2* - gradiente-eco e de suscetibilidade magnética, é equivalente à TC para detecção de hemorragia aguda.
C) Exame de TC normal descarta a possibilidade de AVC isquêmico
D) A extensão da área de infarto tem valor prognóstico
E) Ao estudo de RM a sequência de difusão é a sequência utilizada para detecção de lesão isquemia aguda, sendo mais sensível que a TC
COMPLEMENTO: Embora a tomografia computadorizada (TC) seja útil para excluir sangramentos, uma TC normal não exclui a possibilidade de AVC isquêmico. O AVC isquêmico pode não ser detectado imediatamente na TC, especialmente nos estágios iniciais do evento. O diagnóstico definitivo de AVC isquêmico requer avaliação clínica, histórico do paciente e, em alguns casos, imagens de ressonância magnética (RM) que podem ser mais sensíveis para detectar lesões isquêmicas agudas.
37) Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Técnico em Radiologia Os exames de tomografia computadorizada estão cada vez mais presentes nos meios diagnósticos médicos. Considerando os tomógrafos de terceira geração, assinale a alternativa correta.
A) Possuem movimento de translação/rotação, o feixe é em forma de leque, possuem arranjo de detectores e levam 30 segundos para produção de imagem.
B) São rotatórios ou estacionários, possuem feixe em forma de leque, tem o arranjo de detectores e produção de imagens em fração de segundo, e não apresentam artefatos tipo anel.
C) Possuem movimentos de translação, o feixe é colimado, possuem um único detector, leva em torno de 5 minutos para produção da imagem.
D) Possuem rotação em torno do paciente, o feixe é em forma de leque e o arranjo de detectores captam o paciente inteiro a todo instante, capazes de produzir uma imagem em menos de 1 segundo, onde podem apresentar artefatos do tipo anel.
E) Estão atualmente em estudo e desenvolvimento de projetos, não estão utilizados ainda devido ao alto custo e complexidade dos projetos em andamento.
38) Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE - CE Prova: FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Técnico em Radiologia Para afastar o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar (TEP), o tipo de exame, que é utilizado para estudo das artérias e das veias pulmonares, é a
A) Tomografia Computadorizada de Alta Resolução (TCAR).
B) TC de tórax.
C) TC em expiração.
D) Angiotomografia.
E) Broncoscopia virtual.
39) Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE - CE Numa tomografia computadorizada do crânio, ao se fazer a aquisição volumétrica no plano axial, os limites inferior e superior, respectivamente, desta aquisição devem ser
A) o vértice do crânio e o osso hioide.
B) o forame magno e o vértice do crânio.
C) a transição cérvico-torácica e a região supraselar.
D) o bordo superior do seio frontal e a região mentoniana.
E) o palato duro e o corpo caloso.
40) Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE O protocolo de rotina para TC de abdome, geralmente, inclui uma varredura com cortes de 5 a 7mm que se estendem:
A) dos ápices pulmonares às cristas ilíacas.
B) da base do coração à raiz de coxa.
C) da base do coração à sínfise púbica.
D) do diafragma até as cristas ilíacas.
E) da aorta descendente até a bifurcação das ilíacas comuns.
41) Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE Prova: COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Técnico em Radiologia Numa tomografia computadorizada de crânio sem contraste, foi diagnosticado um AVC hemorrágico (hematoma intraparenquimatoso). A imagem deve corresponder a uma lesão.
A) hiperdensa.
B) hipodensa.
C) isodensa.
D) calcificada.
E) cística.
42) Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE Prova: COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Técnico em Radiologia Na tomografia do crânio, são avaliados: o encéfalo, o tronco cerebral e o cerebelo, além do sistema ventricular. O tronco cerebral é formado inteiramente por quais estruturas anatômicas?
A) Pineal, tálamo e núcleos lenticulares.
B) Ponte, Bulbo e medula oblonga.
C) Mesencéfalo, ponte e bulbo.
D) Cornos frontais, temporais e occipitais.
E) Pineal, habênula e plexos coroides.
43) Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE Prova: COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Técnico em Radiologia Ao realizar uma tomografia computadorizada da coluna lombar, em paciente com lombalgia, deve-se posicioná-lo em decúbito
A) ventral.
B) lateral direito, com braços estendidos.
C) lateral, do lado em que ocorre o estado álgico.
D) dorsal, com joelhos fletidos.
E) dorsal, com joelhos estendidos.
44) Ano: 2019 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE Prova: COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Técnico em Radiologia A tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) tem indicação, geralmente, para estudar as doenças de qual região?
A) Abdome
B) Pelve
C) Mediastino
D) Parênquima pulmonar
E) Sistema Nervoso Central (SNC)
45) Ano: 2019 Banca: Fundação CEFETBAHIA Órgão: Prefeitura de Barreiras - BA Prova: Fundação CEFETBAHIA - 2019 - Prefeitura de Barreiras - BA - Técnico em Radiologia - Tomografia Sobre a rotina oncológica para os exames de tomografia computadorizada (TC) do abdômen, é correto afirmar que
A) a fase pancreática para estudo de neoplasia pancreática deve ser 10 s.
B) o tempo de retardo na fase venosa para estudo de neoplasia pancreática deve ser 90 s.
C) em casos de neoplasia pancreática, pode ser indicado o uso de contraste negativo (3-4 copos de água imediatamente antes do exame para distender o duodeno).
D) o tempo de retardo na fase venosa para estudo de neoplasia pancreática deve ser 2 min.
E) em alguns casos de neoplasias neuroendócrinas relacionados à neoplasia pancreática, a fase arterial mais precoce é em torno de 10 a 15 s.
46) BANCAFGV–2015 A largura da janela (w) em tomografia tem a função de:
a) Controlar os números de TC que será o cinza central da extensão da largura da janela;
b) É chamado de centro da janela e controla e controla a densidade da imagem;
c) Refere-se a extensão dos números de TC que não exibidos como matizes de cinza, e serve para controlar o contraste da imagem;
d) Serve para controlar os cortes em TC e regular a densidade da imagem.
47) A espessura real do corte tomográfico é controlado pelo:
a) Colimador dos detectores;
b) Colimador da fonte;
c) Abertura da janela;
d) Pelo voxel
48) Determina a profundidade de um voxel em tomografia computadorizada:
a) A espessura do corte determinada pelo operador;
b) Tamanho do pixel;
c) É definida pelo número de bits por pixels, inversamente proporcional à escala de cinza;
d) Tamanho da matriz.
49) Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Técnico em Radiologia Em
tomografia computadorizada, artefatos são distorções que aparecem na imagem
gerada, devido a fatores físicos ou técnicos relacionados com a aquisição dos
dados. Os artefatos em anel são diretamente ligados a problemas nos detectores
do equipamento e são anéis concêntricos com sombras centradas ao redor do campo
de visão.
Assinale a opção que indica o procedimento que evita este tipo de
artefato.
A) Posicionar o paciente no centro de rotação do gantry.
B) Contenção ou sedação do paciente.
C) Reduzir a espessura do corte tomográfico.
D) Fazer calibração.
E) Retirar objeto metálico da área estudada.
50) Em Tomografia Computadorizada, com relação à rotina do exame de abdome total, relacione as fases. Em seguida assinale a resposta correta.
1 – Fase portal
2 – Fase arterial
3 – Fase de equilíbrio
4 – Fase pré-contraste EV
( ) Adquirindo os cortes entre 60 e 70 segundos do início do contraste.
( ) Poderá ser obtida entre 30 e 40 segundos após o início do meio de contraste.
( ) Aproximadamente 24 imagens do abdome superior, varrendo-se desde as cúpulas diafragmáticas até a bifurcação da artéria aorta.
( ) Inicia-se os cortes 2 a 3 minutos após a injeção do contraste.
a) 1 – 3 – 4 – 2
b) 1 – 2 – 3 – 4
c) 1 – 2 – 4 – 3
d) 2 – 1 – 4 – 3
51) Ano 2024- Instituto AOCP- Prefeitura de Uberaba MG- A modalidade de tomografia computadorizada (TC) utiliza raios X para a aquisição de imagens axiais, as quais podem ser reconstruídas com a finalidade de obter imagens sagitais e coronais. A tomografia apresenta grande aplicabilidade para o estudo da anatomia e das patologias dos sistemas do corpo humano. Sobre o exame de tomografia computadorizada, assinale a alternativa correta.
(A) Na tomografia de abdome total, a varredura é realizada do diafragma até a sínfise púbica, podendo ser realizadas as aquisições nas fases arterial, portal, equilíbrio e tardia.
(B) Na tomografia de tórax em alta resolução, a espessura do corte é aumentada com a finalidade de aumentar o tamanho do voxel, melhorando a qualidade da imagem.
(C) Na tomografia do crânio, o paciente é posicionado em decúbito dorsal, o topograma é axial e a varredura ocorre do canal óptico até o limite superior do crânio.
(D) Na tomografia dos seios da face, o limite de varredura é realizado do seio maxilar até a região dos seios etmoidais. O paciente deve ser posicionado em decúbito dorsal.
52) Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Prefeitura de São José dos Campos - SP- Técnico em Radiologia Os exames radiológicos têm linguajar (terminologia) próprio. Em relação à cor na TC, assinale a afirmativa correta.
A) A cor branca na TC é dita hipodensa.
B) A cor branca na TC é dita hiperdensa.
C) A cor preta na TC é dita hiperecóica.
D) A cor preta na TC é dita radiopaca.
E) A cor branca na TC é dita hipoecóica
53) Ano:
2023 Banca: FGV
Órgão: Prefeitura
de São José dos Campos - SP A
construção da imagem digital em aparelhos de TC é feita após o
processamento de cada informação captada pelos detectores com o
objetivo de definir a atenuação gerada por cada fileira de voxels.
De posse do valor que foi detectado pelo detector, o computador
determina a parcela do feixe que foi atenuada pelo tecido que foi
atravessado por ele.
Associe os itens a seguir a suas cores
respectivas:
1. Meio de contraste. 2. Água. 3. Ar. 4.
Gordura. 5. Osso.
( 1 ) Branco brilhante. ( 4 ) Cinza
escuro. ( 5 ) Branco. (2 ) Cinza médio. ( 3) Preto.
Assinale
a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
A) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
B) 2 – 1 – 4 – 3 – 5.
C) 3 – 1 – 4 – 5 – 2.
D) 2 – 3 – 4 – 1 – 5.
E) 1 – 4 – 5 – 2 – 3.
54) Ano: 2023 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2023 - UFAL - Médico - Radiologista Intervencionista Qual é o método diagnóstico que fornece mais informações sobre a causa e o local da hemoptise?
A) Toracoscopia.
B) Radiografia de tórax.
C) Cintilografia de perfusão.
D) Ressonância magnética pós-contraste.
E) TC de múltiplas fileiras de detectores pós-contraste.
55) Ano: 2021 Banca: IMPARH Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE - Técnico de Radiologia Através da tomografia computadorizada, é possível a obtenção de imagens tanto com reconstrução em cortes quanto sem reconstrução em cortes. Diante disso, assinale a assertiva em que é possível a obtenção de imagens sem a reconstrução em cortes em uma TC.
A) Oblíquas longitudinais.
B) Sagital logitudinal.
C) Oblíquos proximais.
D) Transversal.
56) Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Técnico em Radiologia O protocolo de exame de tomografia computadorizada para tromboembolia pulmonar (TEP) requer uma aquisição volumétrica do tórax, na seguinte condição:
A) sem utilização de contraste.
B) com contraste na fase portal.
C) com contraste na fase de equilíbrio.
D) com contraste na fase arterial.
E) com contraste na fase tardia.
57) Ano: 2018 Banca: COMPERVE - UFRN Órgão: SESAP-RN A tomografia computadorizada é considerada um exame de alta complexidade. Para operar o tomógrafo, o técnico necessita ter o domínio da máquina, com relação aos princípios de reconstrução de imagens. Para reconstruir corretamente a imagem, o técnico deve conhecer
A) espessura do corte tomográfico que é controlada pelo colimador da fonte.
B) o pitch que é a razão que reflete a relação entre o movimento do paciente e a colimação.
C) a imagem tridimensional que é chamada de matriz da exposição.
D) as estruturas preenchidas por contraste iodado que aparecem com imagem preta.
58) Ano: 2017 Banca: IDECAN Órgão: INCA. A documentação dos exames na Tomografia Computadorizada (TC) é de extrema importância e requer muita experiência e sensibilidade do operador das técnicas radiológicas. Trabalhando com um “janelamento”, qual a definição correta de WW e WL na Tomografia Computadorizada?
A) Nível da janela e altura da janela.
B) Largura da janela e nível da janela.
C) Lagura da janela e altura da janela.
D) Largura da janela e comprimento da janela.
59) FGV/EBSERH/HC-UFTM 2025- Assinale a afirmativa que melhor ilustra o efeito Espiral em tomografia computadorizada.
(A) Enquanto o tubo de raios X move-se ao redor do paciente, a mesa permanece estática.
(B) Enquanto o tubo de raios X se move ao redor do paciente, a mesa se move em direção ao gantry.
(C) A mesa se move em direção ao gantry e o tubo de raios X permanece parado.
(D) O tubo de raios X gira no sentido horário e anti-horário enquanto a mesa se move em direção contrária ao gantry.
(E) A aquisição é feita em nuvem.
60) Ano: 2024 Banca: Avança SP Órgão: Prefeitura de Paraty - RJ Prova: Avança SP - 2024 - Prefeitura de Paraty - RJ - Técnico de Raio X A tomografia computadorizada (TC) é amplamente utilizada na avaliação de diversas condições clínicas. Uma das indicações específicas da TC é para a avaliação detalhada de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, devido à capacidade de identificar áreas de isquemia cerebral em fase aguda e determinar a viabilidade do tecido cerebral. O exame mais indicado para essa situação, fornecendo informações rápidas e precisas, é:
Alternativas
A ) Tomografia computadorizada sem contraste.
B ) Tomografia computadorizada com contraste oral.
C ) Tomografia computadorizada com contraste intravenoso
D) Tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT).
61) Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: Prefeitura de Nova Mutum - MT Prova: SELECON - 2024 - Prefeitura de Nova Mutum - MT - Médico Especialista - (Ultrassonografista) Na investigação propedêutica de um determinado paciente pode ser necessário solicitar uma tomografia computadorizada de tórax de alta resolução diante da suspeita de:
Alternativas
A) nódulo pulmonar solitário
B) massa hilar ou mediastinal
C) doença parenquimatosa oculta
D) necessidade de drenagem pleural
E) Tomografia computadorizada com janela óssea.
62) Ano: 2024 Banca: FUNDATEC
Órgão: GHC-RS
Prova: FUNDATEC
- 2024 - GHC-RS - Físico (Medicina Nuclear) As modalidades
SPECT/CT e PET/CT são uma combinação de sistemas de tomografia de
emissão com um escâner de Tomografia Computadorizada (TC) que tem
como objetivo localizar espacialmente a captação dos radiofármacos
em imagens anatômicas de alta resolução. São diferenças entre os
dados de TC e de transmissão de fótons em SPECT/PET:
I.
A possibilidade de truncamento do campo de visão da TC em comparação
com o campo de visão da tomografia de emissão.
II. A escolha
do algoritmo usado para escalar os valores de raios X para os valores
de μ, e se é feita uma distinção entre fatores de conversão para
tecidos moles e aqueles para os ossos.
III. A natureza
policromática dos dados de TC, em oposição à natureza
monoenergética dos fótons de emissão, e as diferenças nas bordas
de absorção que podem afetar a conversão para os valores de μ.
Quais estão corretas?
Alternativas
A Apenas I.
B Apenas III.
C Apenas I e II.
D Apenas I e III.
E I, II e III.
MAMOGRAFIA
1) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. Sobre os eixos utilizados para a localização dos achados mamográficos, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( V ) O eixo longitudinal subdivide-se em superior e inferior, e o horizontal em lateral e medial.
( F ) O eixo longitudinal subdivide-se em lateral e medial, e o horizontal em esquerdo e direito.
( F ) O eixo longitudinal subdivide-se em esquerdo e direito, e medial e o horizontal em lateral e
medial. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A) V F F
B) V V F
C) F V F
D) F F V
E) F V V
2) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. Na mamografia de rastreamento, as densidades presentes nas mamas são mostradas na imagem com diferentes tons de cinza, que correspondem às densidades características dos tecidos normais e possíveis lesões. O risco de não visualização de uma lesão pela mamografia é reduzido, se a mama examinada apresentar predominância tecidual do tipo ____________________. A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
A) fibroso
B) adiposo
C) glandular
D) fibroglandular
E) heterogeneamente denso
3) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. Imagens mamográficas adicionais podem ser realizadas em complemento às mamografias obtidas nas incidências básicas craniocaudal e mediolateral oblíqua, quando forem inconclusivas ou não demonstrarem completamente um achado mamográfico. No caso de uma imagem mamográfica obtida com a incidência de cleavage, a mesma deve incluir:
A) rolagem para medial ou lateral da mama com redução da sobreposição de tecidos.
B) porção posteromedial da mama abrangendo os quadrantes mediais das mamas.
C) tecidos axilares laterais para visualização da cauda de Spencer.
D) projeção lateral dos tecidos retroglandular do lado de interesse.
E) sobreposição lateromedial com mama em perfil.
4) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. As incidências mamográficas básicas craniocaudal e mediolateral oblíqua registram imagens pós- compressão, com sobreposição dos tecidos superficiais e profundos. No entanto, é de grande importância diferenciar lesões cutâneas das lesões verdadeiras da mama. Diante do exposto, a manobra mamográfica adicional que proporciona uma visão superficial da área de interesse com diminuição da sobreposição dos tecidos da mama é
A) compressão seletiva da gordura retromamária.
B) projeções mama rolada com rotações medial e lateral.
C) incidência tangencial com uso de marcador radiopaco.
D) manobra de Eklund com tração perpendicular das mamas.
E) posição de Cleópatra com compressão lateralmente exagerada
5) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. O rastreamento mamográfico possibilita a detecção de lesões pequenas e impalpáveis das mamas, e, muitas vezes, é necessário o prosseguimento com diagnóstico histopatológico preciso dessas lesões. Para tanto, um serviço médico que realiza procedimentos por estereotaxia com sistema adicional acoplado à unidade mamográfica ou em mesa específica tem por finalidade principal
A) produzir mamografias 3D com projeções de rotina.
B) possibilitar procedimentos para biópsia cirúrgica excisional.
C) digitalizar as mamografias dispensando uso de filmes ou placas de imagem.
D) facilitar o posicionamento da paciente para imagens mamográficas complementares.
E) realizar biópsia guiada por sistema de coordenadas para localização da lesão na mama.
6) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. É importante que o profissional das técnicas radiológicas saiba realizar exame de mamografia de forma correta, porque um mau posicionamento ou uma má condição de uso do equipamento pode influenciar na qualidade da imagem. Considerando a grande incidência de câncer de mama, bem como a evolução tecnológica dos equipamentos, é possível identificar lesões a partir de
A) 2 cm
B) 5 cm
C) 2 mm
D) 10 mm
E) 0,5 mm
7) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. Um dos requisitos adotados para um bom exame de mamografia está relacionado à compressão correta da mama. A alternativa que contém uma razão para uso da compressão mamária é
A) para aumentar a dose somente na área necessária e a quantidade de radiação espalhada.
B) para diminuir a dose necessária e a quantidade de radiação espalhada.
C) para agrupar estruturas mamárias que possam estar sobrepostas.
D) para manter espessura da mama e fazê-la mais uniforme.
E) para reduzir o contraste, diminuindo a área de exposição.
8) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. Sobre tomossíntese digital de mama, é correto afirmar que
A) as imagens individuais não são reconstruídas.
B) tem resolução tipicamente de 5 mm para cada imagem.
C) tem resolução tipicamente de 7 mm para cada imagem.
D) tem resolução tipicamente de 3 mm para cada imagem.
E) é uma modalidade de projeção e diagnóstico que obtém imagens de uma mama de múltiplos ângulos durante um pequeno escaneamento.
9) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. A alternativa que contém a (s) indicação (ões) clínica (s) para realização da incidência craniocaudal é
A) apenas cistos.
B) lesão em tecido axilar.
C) patologias mamárias subjacentes.
D) mudanças na lateral profunda do tecido mamário.
E) detecção ou avaliação de calcificações, cistos, carcinomas ou outras anormalidades ou mudanças no tecido da mama indicando uma possível patologia
10) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. Paciente 42 anos de idade, sexo feminino, buscou serviço médico com queixa de dor persistente na região lateral superior da mama esquerda, com a pele retraída devido ao aparecimento de um cordão fino, endurecido, longitudinal intracutâneo. Após exame físico, foi encaminhada para a mamografia que revelou segmento vascular mais calibroso, ectasiado, longitudinal, no quadrante superior externo da mama esquerda. A descrição do caso e os achados mamográficos, provavelmente, correspondem a
A) Fluxo papilar.
B) Doença de Paget.
C) Doença de Mondor.
D) Síndrome de Raynaud.
E) Hiperplasia ductal atípica.
11) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. Analise as assertivas a seguir. Ocasionalmente, o mecanismo do rotor do tubo de raios X pode falhar, levando ao superaquecimento, causando fissuras no anodo e falha no tubo de raios X
PORQUE
99% da energia cinética dos elétrons projetados do catodo em direção ao anodo é convertida em calor. Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
A) as duas são falsas.
B) a primeira é falsa e a segunda verdadeira.
C) a primeira é verdadeira e segunda é falsa.
D) as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
E) as duas são verdadeiras, porém a segunda não justifica a primeira.
12) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. Considerando que os principais fatores que afetam a qualidade da imagem radiográfica são: distorção, detalhe, contraste e densidade óptica, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A distorção é controlada pelo mAs e influenciado pelo kV.
( ) O contraste é controlado pelo kV e influenciado pela colimação.
( ) O detalhe é controlado pelo tamanho do ponto focal e influenciado pela distância foco receptor de imagem.
( ) A densidade óptica é controlada pelo mAs e é influenciada pela distância, espessura da parte e pelo receptor de imagem.
13) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A) F V V V
B) F V F V
C) F F V F
D) V F V F
E) V V V F
14) Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019-Técnico em Radiologia – Mamografia. Um dos dispositivos utilizados na mamografia é o Controle Automático de Exposição (CAE). O profissional deve ativá-lo, pois é indispensável para o paciente. Sobre o CAE, é correto afirmar que:
A) o CAE não serve para garantir a exposição adequada dos tecidos.
B) em incidências especiais, magnificações e compressão local, deve ser aplicado o CAE.
C) na maioria das vezes, a seleção da posição da câmara de CAE independe da densidade do tecido.
D) as câmaras de CAE, na maioria dos sistemas mamográficos, são ajustáveis para até dez posições da parede do tórax até a região dos mamilos.
E) na exposição adequada dos tecidos mais densos ou espessos, a câmara sob a parede do tórx ou da área de tecido mais densa não deve ser selecionada.
15) Ano: 2023 Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC Prova: IBFC - EBSERH - Físico - Área Física Médica - Especialidade: Radiodiagnóstico - 2023 Acerca dos testes de aceitação e de controle de qualidade para serviços de mamografia, assinale a alternativa incorreta.
A) A resolução espacial é um teste de aceitação anual, ou após reparo, com nível de restrição < 10 pl/mm para mamografia convencional
B) A uniformidade da imagem é um teste de aceitação anual, ou após reparo, realizado apenas em sistemas CR (Radiologia Computadorizada) e DR (Radiologia Digital)
C) O sistema de compressão automático é um teste de aceitação anual, ou após reparo, com tolerância entre 100 e 200 N
D) O alinhamento da bandeja de compressão é um teste de aceitação anual, ou após reparo, com tolerância menor ou igual a 5 mm
E) A indicação da espessura da mama comprimida é um teste de aceitação anual, ou após reparo, com tolerância menor ou igual a 5 mm
16) Ano: 2023 Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC Na mamografia de pacientes com implantes de silicone, realizam-se incidências adicionais como a manobra de Eklund, que consiste no deslocamento posterior do implante.
17) Ano: 2023 Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC Assinale a alternativa que apresenta o (s) principal (is) objetivo (s) dessa manobra.
a) Aumentar a área mamária analisada e permitir uma maior compressão da mama, reduzindo a radiação espalhada com melhora da nitidez
b) Aumentar a área mamária analisada e detectar eventuais roturas extracapsulares do implante de silicone
c) Melhorar o conforto do exame e permitir a análise do contorno mais anterior do implante de silicone
d) Possibilitar uma análise mais detalhada do implante de silicone e reduzir artefatos de moção
e) Permitir a pesquisa de roturas intracapsulares e extracapsulares dos implantes, assim como a de contraturas capsulares.
18) Ano: 2023 Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC Atualmente há uma variedade de métodos disponíveis para o diagnóstico por imagem da mama, alguns dos quais ainda em estágio de desenvolvimento. Porém, a mamografia é reconhecida como método indicado para rastreio dessa doença em larga escala em termos populacionais. Sobre os princípios físicos relacionados à mamografia, assinale a alternativa incorreta.
a) As grades reduzem a radiação espalhada
b) A mamografia precisa de um baixo contraste na imagem, pois os tecidos da mama possuem atenuação muito próximas.
c) A colimação reduz a radiação espalhada
d) A redução da radiação espalhada aumenta o contraste das imagens mamográficas
Processo Seletivo - Consórcio Público Interfederativo de Saúde - Edital nº 01/2019. Técnico em Radiologia – Mamografia
19) Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE -Técnico em Radiologia. O aspecto mais distintivo do aparelho de mamografia é o desenho único do tubo de raios X, cujo alvo de tungstênio apresenta pontos focais pequenos, que medem entre 0,1 mm e 0,3 mm.
( ) Certo
( X ) Errado
20) Ano: 2018 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: SES-PE Prova: Técnico em Radiologia. Em relação à mamografia, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Os exames mamográficos podem ser diagnósticos ou de rastreamento.
(B ) A mama normal consiste em tecidos fibrosos, glandulares e adiposos.
(C) A compressão é importante e, entre outros fatores, melhora a resolução espacial e a resolução de contraste.
(D) A mamografia não é eficiente na detecção de microcalcificações.
(E) As grades difusoras são usadas rotineiramente em mamografia.
Observação: Essa questão consta como anulada pela banca. Porém, o único erro perceptível poderia ter sido a troca do termo difusora por anti-difusora na alternativa E. Considerando com isso, duas alternativas incorretas, ou a disciplina de mamografia não constar no edital.
21) Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE . Técnico em Radiologia
Em relação aos aspectos técnicos do exame de mamografia, julgue os itens subsequentes.( C ) O método de Eklund é uma incidência que possibilita a avaliação da mama de pacientes com implante de silicone.
( C ) Executa-se o método de ampliação movendo-se o ponto focal para mais perto da mama e a mama para mais longe do receptor de imagem.
( E ) O aspecto mais distintivo do aparelho de mamografia é o desenho único do tubo de raios X, cujo alvo de tungstênio apresenta pontos focais pequenos, que medem entre 0,1 mm e 0,3 mm.
( C ) Para a realização do exame de mamografia em homens, a mama, que pode ser craniocaudal ou caudocranial, deve ser posicionada da mesma maneira que a mama feminina pequena.
( C ) A incidência OML possibilita a detecção e (ou) avaliação de calcificações, cistos e carcinomas na face lateral profunda do tecido mamário.
22) Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Joinville - SC Prova: IBADE - 2024 - Prefeitura de Joinville - SC - Médico
Plantonista Radiologista - HMSJ Preencha
corretamente as lacunas a seguir.
Na avaliação da patologia mamária utilizando a mamografia, identifica-se uma
lesão caracterizada pela presença de microcalcificações agrupadas com margens
irregulares, sugerindo um alto grau de suspeição para malignidade. Este achado
é tipicamente associado ao diagnóstico de ________ (1), que pode ser precursor
de ___________ (2). A identificação precoce e a caracterização dessas
alterações são cruciais para o manejo adequado e o planejamento terapêutico.
A (1) Fibroadenoma; (2) Carcinoma ductal in situ (CDIS)
B (1) Carcinoma ductal in situ (CDIS); (2) Carcinoma invasivo
C (1) Mastite; (2) Carcinoma lobular in situ (CLIS)
D (1) Carcinoma lobular in situ (CLIS); (2) Fibroadenoma
E (1) Papiloma intraductal; (2) Mastite
23) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA Em mamografia, o método de Eklund é usado para
a) papiloma intraductal
b) fibroadenoma
c) mamas densas
d) deslocamento de implantes
24) 2019- MINISTÉRIO DA DEFESA- COMANDO DA AERONÁUTICA- ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICANa mamografia, durante a compressão, aplica-se normalmente uma força de:
a) 05 a 15 libras
b) 15 a 25 libras
c) 25 a 45 libras
d) 45 a 65 libras
Fonte https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/56985/aeronautica-2018-eear-sargento-da-aeronautica-radiologia-gabarito.pdf
PROVA AOCP- https://arq.pciconcursos.com.br/provas/23065312/e61280c384af/tecn_saude_publ_tec_radiologia_raios_x.pdf
GABARITO PRELIMINAR- https://arq.pciconcursos.com.br/provas/23065312/fce827e66df4/gab_preliminar_tarde.pdf
PROVA AOCP- https://arq.pciconcursos.com.br/provas/25777553/1c99ba192b1d/tecnico_em_radiologia.pdf
GABARITO PRELIMINAR- https://arq.pciconcursos.com.br/provas/25777553/2ed1097659a3/gabarito_preliminar.pdf
PROVA AOCP- https://arq.pciconcursos.com.br/provas/30648643/bc94bb80ad64/tecnico_em_radiologia.pdf
GABARITO PRELIMINAR - https://arq.pciconcursos.com.br/provas/30648643/11cd82369676/gabaritos_pos_recursos.pdf
PROVA AOCP- https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/65900/instituto-aocp-2018-ses-pe-tecnico-em-radiologia-prova.pdf?_ga=2.176715493.199704821.1708528492-1515613080.1687536973&_gac=1.146434758.1708621276.CjwKCAiA_tuuBhAUEiwAvxkgThVOooMrbKuvv5DRMxPXS0bqepeuSdOYceMDUb_gEqU6-uoz0q1P0hoCtrwQAvD_BwE
PROVA OACP- https://arq.pciconcursos.com.br/provas/24167405/8486763f67c6/tecn_radiologia.pdf
GABARITO AOCP- https://arq.pciconcursos.com.br/provas/24167405/bb4443da6126/gab_preliminar.pdf
GABARITO- https://arq.pciconcursos.com.br/provas/18138063/9455c987f176/gabaritos.pdf
.png)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM VINDO(A)